Vai e Põe Uma Sentinela - Harper Lee

, , No Comments

Escrito antes do famoso "Matar a Cotovia", este manuscrito de Harper Lee andava perdido e foi descoberto em 2014. Em "Vai e Põe Uma Sentinela", são-nos apresentadas as personagens míticas daquela obra vencedora do Prémio Pulitzer, 20 anos mais velhos.

Scout regressa à sua cidade natal, vinda de Nova Iorque, para passar umas férias junto da sua família. Depois de passar tanto tempo na 'cidade grande', os modos tradicionais e as ideias fixas dos habitantes da terrinha no Alabama incomodam-na, no meio das recordações que vai tendo da sua infância. Tudo descamba quando é a sua própria família e um amigo próximo a apoiar ideias tacanhas. Com a questão da desigualdade racial em cima da mesa, este livro é um retrato, a ponta de um grande icebergue, sobre o que se passava nos anos 50.

É um livro que não gera consenso na sua avaliação. Há quem o adore e quem o odeie, sendo que quem leu o "Matar a Cotovia" tinha grandes expectativas que não se confirmaram. Para mim, é um livro interessante com situações dignas de registo mas sem grande sumo. Gostei da personagem principal - Jean Louise Finch (Scout) e das vicissitudes da sua relação com o pai; das suas quezílias com a comunidade e com a tia; mas cerca de metade do livro, para mim, é desinteressante, com recordações excessivas sobre o passado e sem grande coisa digna de apontamento.

Vai e Põe Uma Sentinela 
De: Harper Lee
Ano: 2015
Editora: Editorial Presença
Páginas: 240

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário