A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol - Haruki Murakami

, , 2 comments
No Japão dos anos 50 e 60, ser filho único era ser-se ostracizado pela sociedade. As crianças sem irmãos eram diferentes, sentiam-se sozinhas e olhadas com comiseração pelas próximas. Hajime é filho único, e essa condição faz com que se aproxime da outra única filha única da escola, Shimamoto. Os dois sentem-se ligados por um laço invisível e partilham sentimentos similares. Criam uma amizade profunda, que é perdida quando Shimamoto muda de escola.

Os anos passam e Hajime torna-se um adulto com uma vida típica e relativamente feliz, com mulher e filhos, mas sempre lhe faltou alguma coisa. Dá por si a sonhar acordado com o coxear de Shimamoto, com as tardes que passam a ouvir os vinis do pai dela ou simplesmente com a sua companhia silenciosa em que se complementavam.

Um dia, vê uma mulher na rua que se parece com ela e enceta uma perseguição, ao passado e ao fundo de si, onde se apercebe realmente que nunca será completo até ver Shimamoto outra vez, falar com ela, dizer-lhe tudo o que fez nos anos em que não se viram e retomar a ligação mais real e satisfatória que já teve com alguém.

Um livro fantástico de Haruki Murakami, que nos desperta o saudosismo, nos faz pensar no que realmente interessa e nas pessoas que fazem falta na nossa vida. Em tudo o que ficou para trás e que já não podemos recuperar. Com uma história simples, mostra-nos o poder da amizade e como o que acontece na infância e na adolescência nos pode marcar para sempre. O enredo está cheio de simbolismos, mistério e descrições de tirar o fôlego. Acompanhamos a busca de Hajime, as suas dúvidas existenciais, às partidas que a mente lhe prega, encontrando, sempre, algo a que nos agarrar, que é comum a todos nós, em páginas cheias de beleza e misticismo.

A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol
De: Haruki Murakami
Ano: 1992
Editora: Casa das Letras
Páginas: 248

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

2 comentários:

  1. Embora nunca tenha lido nada deste autor, tenho que confessar que nas prendas anda por lá um livro de Murakami, embora não saiba qual é o título, tomei nota da sua sugestão. Obrigado!
    Boa Tarde!

    ResponderEliminar
  2. Até à data só não gostei de um dos seus livros. Acho que vai gostar, ele consegue transformar os sentidos em palavras como ninguém. Uma boa tarde :)

    ResponderEliminar