Três Homens Num Barco - Jerome K. Jerome

, , 4 comments

Este é um clássico com mais de 120 anos, mas se me dissessem que tinha sido escrito ontem eu acreditaria. É completamente actual e escrito com uma linguagem leve, perceptível, e acima de tudo com muito humor.

O livro conta a história de três amigos que decidem dar umas férias às suas vidas cansativas e fazem-se ao rio (Tamisa) numa viagem de 15 dias cheia de peripécias. Com eles vai o cão do narrador (Montmorency) a ajudar à festa. Um dos segredos desta história bem sucedida está no facto de se basear em factos reais. A pretensão do autor até era que o livro fosse uma descrição histórica e topográfica do rio, mas as situações que os amigos foram vivendo tomaram conta da narrativa e fizeram dela um ícone da literatura mundial, com muitas gargalhadas à mistura.

Efectivamente, as interacções e peripécias dos amigos são o ponto forte do início ao fim. As partes menos interessantes, a meu ver, foram os tais levantamentos históricos sobre o rio, porque, pelo menos para mim, uma vez que uma pessoa se habitua à narrativa cómica, isso representa uma quebra no ritmo da leitura.

O livro teve seis adaptações cinematográficas (!) por diversos países e foi interpretado no teatro e eternizado noutras formas de arte, como escultura, pintura e ilustração. Portanto, uma história imortal de grande sucesso, aconselhada para todos.

Três Homens Num Barco
De: Jerome K. Jerome
Ano: 1889
Editora: Alma dos Livros
Páginas: 224

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

4 comentários:

  1. Desde que me lembro que este livro existe lá por casa, numa edição velhinha, salvo erro dos Livros RTP. O rapaz lá de casa já leu e divertiu-se imenso. Tenho que colmatar esta falha! ;-)

    ResponderEliminar
  2. Vale a pena, é mesmo engraçado :) Obrigada pela visita!

    ResponderEliminar
  3. O livro é bem divertido e fico satisfeito por o ver reeditado. A edição de que a Paula fala é da Unibolso :)
    Votos de um Bom Ano 2017 e uma passagem de ano repleta de boa música!

    ResponderEliminar
  4. Um bom ano, cheio de música, leituras, e muitas mais formas de arte, para nos fazerem um pouco mais felizes :)

    ResponderEliminar