Agarra o Dia - Saul Bellow

, , 2 comments

Tommy Wilhelm está na casa dos 40 e a sua vida está a ir por água abaixo. Tudo por sua culpa. Deixou a mulher e os dois filhos, e envia-lhes dinheiro, quando o tem. Deixou o emprego, e não aceita outro qualquer, preferindo falar sobre a sua má sorte. Gastou as suas poupanças a apostar na banca em produtos duvidosos, aconselhado por um homem de má fama. Vive num hotel e não tem como pagar a conta. O seu pai, rico, não cede aos seus pedidos de dinheiro e manda-o trabalhar, constantemente.

Outrora um homem vistoso, agora Wilhelm não é mais do que um preguiçoso descuidado que passa a vida a queixar-se, uma sombra do homem forte e arrojado que outrora foi, um garoto preso no corpo de um adulto, cheio de medos e hesitações. Assistimos a algumas horas da sua existência, aos seus diálogos e amarguras, enquanto ele tenta descortinar, sem sucesso, um caminho para sair da pasmaceira.

É um livro interessante, mas algo demorado nos diálogos e nas acções. O background do personagem principal é bem elaborado, e chegamos a sentir uma espécie de pena, mas acusatória, por ele. Por vezes a narrativa perde-se nas histórias dentro das histórias, e o leitor perde um pouco a empatia e o interesse. Mas, no geral, é um livro aceitável, com uma boa dose de drama e de humor.

Agarra o Dia
De: Saul Bellow
Ano: 1956
Editora: Relógio D'Água
Páginas: 136

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook.

2 comentários:

  1. Li este livro no século passado e gostei bastante, numa edição da Fragmentos. Saul Bellow é um dos meus autores preferidos e saber que foi reeditado o "Agarra o Dia" deixa-me feliz.
    Bom dia!

    ResponderEliminar