A Procissão de Assassinos - Alfred Hitchcock

, , 3 comments

Este livro é uma colectânea de contos do mestre do suspense Alfred Hitchcock. Na primeira página reza assim: "14 contos fantásticos e histórias de uma elegância demoníaca". Está tudo dito! Se definisse Hitchcock numa palavra, seria mesmo essa - elegância. Apesar do elemento comum de todos estes contos ser a morte, tema pesado e sério, ele torna-a num ingrediente delicioso que nos faz querer mais e mais, descobrir os responsáveis, desvendar mistérios e participar em tramas complexas apesar de curtas. Isto só é possível com a tal elegância da escrita, uma desenvoltura ligada a uma das imaginações mais negras e mais férteis da arte.

Pioneiro e único no mundo do cinema, da literatura e da televisão, conhecido em todo o mundo e por todas as gerações, Hitchcock é um contador de histórias natural e escrevia sobretudo contos. Por um lado, apegamo-nos tanto às personagens que é uma pena quando a história chega ao fim mais depressa do que estamos habituados. Porque o autor é mesmo assim - capaz de nos prender em pouquíssimo tempo e dizer / fazer acontecer tanto em poucas páginas. É esse o meu maior desgosto com os contos de Hitchcock - queria mais! Por outro lado, é um estímulo mental de elevadíssima qualidade, uma cadência de acções que nos faz pensar, buscar soluções, que nos espanta e surpreende ao virar de cada página.

Entre as muitas histórias, temos por exemplo o caso do mistério do joalheiro assassinado a tiro na própria loja; o homem que se quer matar porque a mulher o trocou pelo melhor amigo; o caso do homem que apareceu morto fechado no seu próprio carro; o homem que conspirou para matar a mulher e ficar com a amante; enfim, um pouco do pior do ser humano está reunido nestas fantásticas histórias, misturado com boas doses de humor e ironia, e Hitchcock vale a pena a qualquer hora.

Procissão de Assassinos
De: Alfred Hitchcock
Ano: 1975
Editora: Impala
Páginas: 220
A nossa pontuação: ★★★☆☆

Disponível na Bulhosa.


3 comentários:

  1. Muitas vezes quando vejo um filme cheio de efeitos, em que o écran verde ou as manipulações se percebem, costumo dizer que estas novas gerações deviam ver os primeiros filmes do Mestre para melhorarem a forma como fazem cinema. Aprendiam imenso. Lá por casa somos fãs do "Hitchcock apresenta", algumas vezes baseados nos contos dele. Um Mestre elegante, sem dúvida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma mistura de negra inteligência mortal e humor negro, com que muito poucos são abençoados :)

      Eliminar
  2. Tenho três livros desta colecção de contos policiais. Adoro o Mestre do Suspense, seja os seus filmes, como a série televisiva, onde algumas vezes ele assinava a realização, mas inesquecível era a sua apresentação dos episódios, um humor sempre muito bem refinado.

    ResponderEliminar