Livrarias de visita obrigatória

, , No Comments
A publicação Independent fez uma lista de 12 livrarias que tem mesmo de visitar, e é com orgulho que temos duas livrarias portuguesas entre as sugestões: a Livraria Lello e a Ler Devagar.

Porto e Lisboa estão muito bem representados. A Livraria Lello é um poço de história e mal entramos somos transportados para uma outra época. Imaginamos automaticamente a quantidade de pessoas que por ali passou ao longo de centenas de anos. É de um peso histórico inigualável e de uma beleza requintada. Para onde quer que o olhar caia, há pormenores fantásticos para admirar. É também um ponto de paragem obrigatório para imensos turistas, e talvez por isso agora seja cobrada uma taxa de 3€ para entrar. Por um lado compreende-se, mas por outro é algo surreal pagar para entrar numa livraria. De qualquer modo, vale a pena e é um pecado viver no Porto ou visitar a cidade e nunca lá ter entrado.

A Ler Devagar foi uma agradável surpresa num dia em que passeava pelo LX Factory. Entrei sem saber ao que ia e fui arrebatada. A decoração é fantástica, com objectos e obras lindíssimas espalhados pelo espaço. E pese embora as várias "distracções", os livros continuam a ter o papel principal e estão por toda a parte. É um sítio que, pelo menos por enquanto, é calmo, convida à leitura e a um café relaxado. Já lá estive também presente em workshops pela empresa, e é um sítio que reúne vários ingredientes importantes - simpatia, arte, ensino e disponibilidade.

Quem ainda não foi a estes dois espaços, aconselha-se que o façam pois estão a perder duas livrarias, completamente distintas mas tão belas na sua essência. Entretanto vejam todas as sugestões do Independent para quando riscarem estes dois itens da lista!


0 comentários:

Enviar um comentário