Livros e pessoas que mudam vidas

, , No Comments
Na escola primária da Quinta da Chã em Vila Nova de Gaia existe um programa de voluntariado com mais de três anos de existência que é um caso de grande sucesso. Duas vezes por semana, os voluntários têm momentos de leitura com crianças com dificuldades de aprendizagem, na maioria das vezes provenientes de meios pobres e com níveis educacionais mais baixos.

Os seis voluntários, para além de ensinar as crianças a ler melhor, são uma importante fonte de motivação e são estabelecidos também fortes laços de amizade. A directora da escola diz que para além da melhoria das notas, as diferenças no comportamento são palpáveis. Foram escolhidas seis crianças problemáticas que denotavam revolta e agressividade que, diz, se tornaram mais participativas, empenhadas e extrovertidas.

Naquela hora por semana, estas crianças têm um acompanhamento personalizado onde têm toda a atenção do mundo e isso faz toda a diferença. Nas palavras do aluno Rafael, "senti-me importante". E era assim que se devia sentir todos os dias.

Uma curiosidade interessante é que este grupo de voluntários faz parte da empresa Cetelem, que tem um programa de responsabilidade social e dispensa uma hora por semana do horário de trabalho dos colaboradores para se poderem dedicar à causa. É um grande exemplo e era formidável que outras empresas seguissem o exemplo. Porque a vida não é só trabalho, e porque estamos no nosso melhor quando ajudamos os outros e temos um propósito maior do que nós.

Podem conhecer as histórias fantásticas destes alunos aqui.


0 comentários:

Enviar um comentário