Escritor egípcio preso por escrever um romance

, , 1 comment
Estamos tantas vezes embrenhados na nossa vida e tomamos tantas coisas como certas, que quando chegam notícias destas é mais do que chocante, é surreal. Temos sorte por viver um país que, com tanta coisa de mau, tem pelo menos liberdade de expressão e qualquer um pode escrever o que quiser, onde quiser, ainda para mais sendo ficção. No Egipto, o autor Ahmed Naji está atrás das grades.

Depois de passar por um processo de revisão e censura, o seu livro foi publicado no Cairo em 2014. Mas posteriormente foi colocado um excerto numa publicação de Akhbar al-Adab e um leitor decidiu apresentar queixa. Alegou que as cenas com carácter sexual e drogas o puseram doente, com falha cardíaca e baixa de tensão. Então, o autor foi acusado de violar a moral pública. Ahmed, que no início do processo não queria acreditar no que estava a acontecer, viu-se envolvido num julgamento que culminou agora na sua prisão.

Nada disto parece real, é como se fosse um filme mau. É triste, é mesquinho, é um atentado contra tudo o que acreditamos e contra tudo o que também lutámos há algumas décadas atrás. Só nos resta mandar a Ahmed pensamentos positivos e de esperança na liberdade. Estamos com ele.

Fonte: Buzzfeed

 

1 comentário:

  1. É mesmo surreal! Não fosse estar a acontecer no mundo, poderia ser página de um romance, mas tétrico!

    ResponderEliminar