Beatles - Lars Saabye Christensen

, , No Comments

Kim, Ola, Gunnar e Seb são quatro pré-adolescentes que vivem na Noruega nos anos 60 e veneram tanto os Beatles que cada um tem a alcunha de um membro da banda, e é algo que levam muito a sério. Em cada novo lançamento, juntam-se, metem o disco a tocar e vivem um momento quase religioso de adoração à banda de Liverpool. Ouvem, ouvem outra vez, discutem o que ouviram, voltam a ouvir melhor. Que ninguém se atreva a dizer mal dos Beatles, que eles defendem-nos de garras afiadas com todo o ardor.

Neste livro assistimos às mirabolantes histórias destes quatro amigos e acompanhamos o seu crescimento à medida que o tempo passa. Começamos na fase na descoberta e de uma certa inocência, onde o aparecimento de uma revista pornográfica é acontecimento que merece honras de reunião na casa de banho dos rapazes com toda a turma. Uma fase em que jogar à bola e ir à pesca, passar noites a olhar para as estrelas e estar fora de casa sem aturar os pais é a melhor coisa do mundo. Depois, a prioridade passam a ser as miúdas, no despontar da adolescência que lhes traz amargura e desilusão como nunca antes tinham sentido. Daí até às verdadeiras preocupações aparecerem é um pulinho. Arranjar emprego, fugir das drogas e das más companhias, participar activamente na vida política ou apenas sobreviver rouba-lhes todo o tempo.

Lars Saabye Christensen é um narrador exímio que, através das palavras, nos oferece uma nostalgia e uma melancolia únicas. Não temos descanso na leitura, está sempre a passar-se alguma coisa que nos prende. Ao longo da leitura deste livro tantas emoções são despertadas - saudade, tristeza, dó, ternura, alegria, desilusão, esperança... - que se torna uma montanha russa. É uma autêntica viagem pela amizade e pelo seu verdadeiro significado, e todos nós conseguimos, num momento ou noutro, rever-nos em algumas das diversas vivências descritas. Lars empresta uma certa crueldade à escrita, uma crueza que, aliada a vários momentos de humor, transformam este livro num relato espantoso e tão verdadeiro que nos transporta directamente para os anos 60, para o rock n roll, onde os Beatles estão presentes, do princípio ao fim, mas não estão sozinhos.

Só há poucos dias soube que o livro foi adaptado para o cinema em 2014. Ainda não tive a oportunidade de ver, mas está no topo da minha lista de prioridades. É realizado por Peter Flinth, também norueguês como o autor do livro, e podem espreitar o trailer aqui.

Beatles
De: Lars Saabye Christensen
Ano: 1984
Editora: Cavalo de Ferro
Páginas: 560

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.


0 comentários:

Enviar um comentário