Uma Terra Chamada Liberdade - Ken Follett

, , No Comments
Ken Follett é um dos maiores contadores de histórias da literatura moderna. Apaixonei-me pelo autor quando uma colega me sugeriu o "Noite Sobre as Águas" e há muito tempo que não passava por uma experiência tão emocionante, daquelas em que não conseguimos parar de ler por nada deste mundo.

Depois disso li mais uns 10 livros de Ken Follet de seguida (assim mo permitiu a biblioteca ao pé de casa) e tornou-se rapidamente um dos meus autores contemporâneos preferidos. Especialista em romances históricos, o seu trabalho de pesquisa é abismal e reflecte sem espinhas realidades que estava longe de conhecer. A maneira como consegue suspender a acção e dinamizar o suspense é sublime, tornando-nos prisioneiros dos seus livros, sedentos mesmo, querendo beber tudo até à última gota e ansiando saber o que vem a seguir como se a nossa vida dependesse disso. Este talento é uma preciosidade e não é para qualquer um.

Neste "Uma Terra Chamada Liberdade", estamos em 1766, na Escócia, e Mack é um escravo branco a trabalhar nas minas de carvão da família Jamisson. Inconformado por ter sido 'condenado' à nascença a uma vida de inferioridade e trabalhos forçados, Mack tem planos para ser livre. Pretende fugir e deixar para trás décadas submetido a um trabalho pesado e mal pago onde é frequentemente maltratado pela inclemente família que o possui. A vontade de passar a palavra em nome da liberdade, de influenciar os outros a lutar pelos seus direitos e de querer ser mais do que a condição lhe permite coloca-o frequentemente em graves sarilhos.

No entanto, a ajuda vem da aristocracia, de Lizzie, nascida em berço de ouro e diferente de todas as mulheres que Mack já conheceu. Destemida, enfrentando tudo e todos, Lizzie luta também pela igualdade e importa-se verdadeiramente com os outros. E é assim que Mack, escravo e pobre, mas combatente e inconformado, e Lizzie, mulher sem medo, de boas famílias, mas rebelde, lutadora e incansável, vão, juntos, tentar mudar o mundo, ou o seu mundo, a caminho da liberdade.

Como não podia deixar de ser, tendo o selo de qualidade de Follett, a trama complexa não pára e deixa-nos atónitos a cada virar de página. As personagens são de uma densidade fenomenal e é com facilidade que escolhemos partidos, que torcemos por algumas e desejamos todo o mal do mundo a outras. É um livro viciante, imersivo e cheio de ensinamentos sobre a época em que possuir seres humanos era normal. A narrativa é sem dúvida das mais empolgantes que li nos últimos tempos e dá-nos um vislumbre essencial sobre como foi construir o Novo Mundo.

Uma Terra Chamada Liberdade
De: Ken Follett
Ano: 1995 (reedição de 2016)
Editora: Editorial Presença

A nossa pontuação: ★★★★☆

Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário