A Neta do Senhor Linh - Philippe Claudel

, , 1 comment
O senhor Linh viu a sua aldeia ser devastada e queimada pela guerra. Apenas ele e a sua neta conseguiram sobreviver, e sem mais nem menos vê-se a bordo de um barco como refugiado, partindo para uma terra desconhecida.

Lá chegados, tudo é diferente. O senhor Linh não conhece os barulhos da cidade, não compreende as suas artérias, a dimensão de tudo o que vê. Não sabe a língua, não conhece os cheiros, mas o pior são as pessoas. Elas caminham em passo acelerado sem ver nada à volta e o senhor Linh não compreende o que será assim tão importante que as faça quase correr, sozinhas numa multidão. Mas não se importa. Está ali pela neta, por ela aguentará tudo.

Um dia, um homem aproxima-se dele num banco de jardim e mete conversa. Depois da desconfiança inicial, descobre que apesar de não perceber uma palavra do que ele diz, que a voz lhe é agradável e lhe transmite um conforto há muito desaparecido. E o homem também gosta da companhia do senhor Linh. Passam a encontrar-se todos os dias no mesmo sítio e inicia-se uma estranha amizade, onde dois homens que não percebem nada do que o outro diz partilham palavras estranhas, gestos e fumo de cigarros de mentol.

É um livro pequenino, quase como um conto, mas a sua beleza é tão grande que ultrapassa a dimensão das páginas. É uma história de sobrevivência, de pura amizade, de companheirismo, de partilha e de amor. Mostra o que um homem pode aguentar pela família e as loucuras que está disposto a fazer por outro ser. Sentimos o que é ser-se quase um alienígena noutro planeta, ser olhado de lado e fazerem pouco de nós. Conhecemos a realidade do exílio, um tema tão actual.

Escrito com uma elegância soberba, é um hino à solidão do Homem quando nunca está sozinho. É o percurso obsessivo de um velho para alcançar a salvação. É uma alma despedaçada que se vai colando e partindo outra vez. O final é comovente, tão comovente que dói.

A Neta do Senhor Linh
De: Philippe Claudel
Ano: 2005
Editora: Edições Asa

A nossa pontuação: ★★★★★

Disponível no site Wook.

1 comentário: