Crime - Irvine Welsh

, , No Comments
irvine welsh
Ray Lennox é um polícia escocês do departamento de Crimes Graves e lida frequentemente com 
crimes sexuais cometidos a menores. Uma das suas maiores tristezas foi não ter conseguido ajudar Britney, uma menina levada a caminho da escola por um 'papa-anjinhos' - expressão usada no livro para designar os pedófilos - foi abusada sexualmente e encontrada morta três dias depois.

Depois deste caso, Ray deixa-se ir abaixo e cai nas malhas da droga e do álcool. A sua noiva planeia umas férias em Miami Beach com o objectivo de afastá-lo dos maus pensamentos e da culpa que o assola. Acontece que essas férias vão tornar-se muito mais do que isso quando as circunstâncias colocam Tianna no caminho de Ray, uma miúda com os seus próprios pesadelos reais, e ambos vão empreender uma viagem contra os 'papa-anjinhos' que a atormentam.

Os livros de Irvine Welsh têm esta particularidade de conterem em si o pior que os humanos trazem dentro. O assunto é sempre negro, chocante, subversivo, e o próprio protagonista é frequentemente vítima de uma luta interior entre o bem e o mal. A linguagem do autor também merece sempre uma bola vermelha no canto superior direito - aqui, escreve-se tal como se fala nas ruas e nos antros sujos por onde as personagens deambulam.

O livro tem um ritmo alucinante - os dramas acontecem e sucedem-se a uma grande velocidade, saltando de forma inteligente entre o passado e o presente. Não é o melhor livro de Welsh, mas a temática é interessante, prende-nos nas malhas da pedofilia e faz-nos chegar ao fim num instantinho.

Crime
Autor: Irvine Welsh
Ano: 2009
Editora: Quetzal
A nossa pontuação: ★★★☆☆
Mais no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário