Herbert West: Reanimator - H. P. Lovecraft

, , 2 comments
A história é narrada pelo melhor amigo e assistente do doutor Herbert West desde os tempos da faculdade. West tem a teoria de que o corpo pode ser reiniciado depois de morto e dedica a sua pesquisa académica a tentar prová-lo. Depressa a teoria passa à prática e o médico começa a fazer experiências em animais. Mas ele quer mais. Quer ressuscitar seres humanos e para isso precisa de corpos frescos e sem danos, que vai conseguindo através de meios nem sempre honestos...

O narrador assiste a tudo isto, com uma curiosidade mórbida crescente, que se vai transformando em medo à medida que as experiências vão fugindo ao controlo. Com a quantidade de experiências falhadas e corpos a crescer, a pergunta impõe-se: o que acontecerá quando a experiência correr bem? Qual será a reacção de um corpo ao ser trazido de novo à vida? Quando Herbert West acaba por desaparecer, o narrador dá-nos as respostas.

É um livro muito curto mas muito sumarento. É muito avançado para a época e foi uma das primeiras referências aos zombies tal como os conhecemos hoje em dia - mortos-vivos. É bastante gráfico e apenas aconselhável aos que gostam de se impressionar com cenários de terror (como é o meu caso). H. P. Lovecraft é um mito nesta área e muito do cinema, da televisão e literatura de terror que se faz hoje em dia é baseada nas suas ideias. Aliás, influenciou decisivamente o trabalho de autores como Hitchcock ou Stephen King. É muito injusto ter tido apenas reconhecimento póstumo e ter morrido na pobreza.

Este livro deu um filme em 1985 com Jeffrey Combs no papel do macabro doutor Herbert West.

Herbert West: Reanimator

De: H. P. Lovecraft
Ano: 1922
Páginas: 92 (na edição Quasi Edições)


A nossa pontuação: ★★★☆☆

2 comentários:

  1. Será que "Flatliner" / "Linha Mortal" se baseou neste livro? Porque me lembrei imediatamente do filme a ler o seu resumo e não me parece que lhe seja dado crédito!
    É um dos clássicos da ficção científica que me está a escapar, mas vou resolver esta situação rapidamente ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desconhecia, e fui ver a sinopse e realmente deve ter sido, no mínimo, inspirado nesta história de culto. O filme oficial inspirado no livro é este - http://www.imdb.com/title/tt0089885/?ref_=nv_sr_1

      Obrigada pela visita e pela dica ;)

      Eliminar