O Livro de Aron - Jim Shepard

, , 2 comments
Quando a Alemanha nazi invade a Polónia, a vida de Aron e da família muda radicalmente. As dificuldades aumentaram de dia para dia e souberam o que era a fome, a doença, o desespero e a violência sem limites. Crianças judias como Aron vêm os seus pais e avós serem espancados e humilhados em público e levados para nunca mais voltarem. São grupos de crianças que já viveram e viram de tudo e que se tornaram mais frias e insensíveis, que roubam como sustento, enganam e contrabandeiam em prol da sua sobrevivência e das suas famílias.

Aron é o narrador e através dos seus olhos é-nos contado um pedaço da terrível história do Holocausto. Ele erra pelas ruas com o seu grupo de amigos, enquanto o medo domina as ruas, a morte paira ao virar da esquina, há familiares que desaparecem, as condições de higiene são degradantes e o tifo impera.

Estes ingredientes tinham tudo para dar certo. No entanto, a visão de Aron é tão fria, tão desprendida, que a narrativa mais parece um relatar dos acontecimentos, sem qualquer tipo de emoção. Compreendo a existência do desprendimento - Aron e os amigos são um grupo de miúdos que se tornaram alheios à realidade quase como um mecanismo de defesa e isso deveria ser deveras simbólico -, mas acho que o autor terá exagerado. Este afastamento tão marcado resulta também num afastamento por parte do leitor, que não se sente agarrado ou emocionado.

Não senti qualquer apego pelas personagens ou pela história e custa-me sentir assim num livro sobre o Holocausto. Decerto muitos leitores irão adorar, mas não é o meu caso.

O Livro de Aron
De: Jim Shepard
Ano: 2015 (edição de 2016)
Páginas: 176
Editora: Editorial Presença

A nossa pontuação: ★★☆☆☆
Disponível no site Wook.

2 comentários:

  1. Não li o livro, mas compreendo a sua análise ao mesmo, tive esse mesmo sentimento perante um filme sobre o tema do Holocausto, que recebeu um aplauso unânime, (utilizava o humor), mas que eu odiei, porque o tema é demasiado sério para se brincar com ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, exactamente. Aqui o tema não é o humor mas sim a leviandade, como se nada fosse. Embora compreenda a decisão do autor contextualizada na narração da criança, para mim não resulta...

      Eliminar