The Brain Fog Fix - Dr. Mike Dow

, , 2 comments
Mike Dow é um famoso psicoterapeuta americano com um dom: o de explicar, de forma simples e directa, os efeitos nefastos de alguns hábitos que temos, ao mesmo tempo que educa, de forma prática, ensinando estratégias para os mudar.

Neste livro aborda o tema do brain fog : um estado de confusão mental, um nevoeiro cognitivo, que afecta, segundo estudos, mais de 80% da população americana. Há quem dê o nome de ansiedade, outros dirão depressão, alguns referem até demência, mas seja qual for o nome ou o grau, a realidade é que vivemos numa sociedade em que a saúde mental é um desafio ao qual não podemos ficar indiferentes.

Apesar deste livro abordar estudos maioritariamente feitos nos U.S. of A., pode perfeitamente adequar-se ao nosso pequeno país à beira-mar plantado: aponta-se para que um em cada cinco portugueses sofra ou tenha sofrido de perturbações psiquiátricas. 

Neste contexto, "The Brain Fog Fix" funciona como um manual para obter uma saúde mental optimizada, criar hábitos mais saudáveis, ser mais feliz, estabelecer relações emocionais mais satisfatórias e aumentar o bem estar geral mental e físico. 

O Dr. Mike Dow apresenta um plano de 21 dias em que propõe alterações simples mas eficazes na dieta e no comportamento, disponibilizando um diário de "trabalho" onde podemos escrever e analisar a evolução de vários parâmetros da nossa qualidade de vida.

Já estou a aplicar algumas das dicas : redução de açúcar, diminuição do tempo passado ao computador, substituição de alguns alimentos por outros mais saudáveis, análise comportamental diária, meditação... Acredito que a curto prazo sentirei diferenças, e que a longo prazo não tenho senão a ganhar.

Algumas coisas poderão parecer banais, no entanto, muitas das coisas que sabemos serem melhores, ficam-se pelo saber sem nunca chegar à acção, e isso, devemos mudar. Não basta saber, é preciso fazer.

Um bom livro para quem procura dicas rápidas e fundamentadas para se sentir (e ser) melhor



Título: The Brain Fog Fix 
Autor: Dr. Mike Dow
Editora: Hay House Inc

A nossa pontuação: ★★★★☆

Mais no site Amazon.com e no vídeo abaixo, para conhecerem o autor.






2 comentários:

  1. Parece interessante! :) Tens de me dar mais luzes sobre esses novos hábitos.

    ResponderEliminar