Canções-Poema #9 : A Paixão - Rui Veloso

, , 2 comments

Esta é, possivelmente, a canção mais cantada e com a letra mais reconhecível logo depois do hino nacional. Já ouvi chamarem-lhe de tudo : "Anel de rubi", "Mesmo sabendo que não gostavas", "Não se ama alguém que não ouve a mesma canção", "Aquela do Rui Veloso que fala do Tivoli"...

Primeiro, não é do Tivoli, é do Rivoli (Lisboetas, malandrecos, a quererem ficar com a música para eles)... Segundo, a música chama-se "A Paixão (segundo Nicolau da Viola)", mas certo certo é que bastam uns acordes de harmónica para a loucura se instalar e todos, jovens e menos jovens, começarem a cantar como se lhes escapasse o coração pela boca.

Já tive o prazer de ver o Rui tocar ao vivo umas quatro vezes e chamo-lhe Rui porque já são tantos os anos em que as músicas dele me falam "áialma" que o Rui é como se fosse família. Vem dos tempos das cassetes e do walkman colorido da Sony, e ainda hoje toca no meu smartphone chinês, sempre para me animar o espírito enquanto o afoga na candura delicodoce desta sua música. 

Podem dizer que a letra não é das mais complexas, que as rimas são simples, e que parece um poema de um adolescente, mas não é exactamente dessa pureza juvenil que nascem as melhores memórias e as mais belas histórias de amor? E não deve um poema falar ao coração com essa mesma pureza e beleza?

Digam-me, há lá coisa melhor do que o casamento da lírica com a composição entre o Carlos Tê e o Rui Veloso? Pelo menos no mundo da música, não sei se há. Não sei mesmo.

Ora vamos lá, soltem os pulmões e.... bem, esta dispensa letra. Messsssmooooooooo sabeeendo que não gostavas, empenheeeeiiii o meu aneeeel de ruuubiiiiii... 


2 comentários:

  1. E neste video não é que eu apareço atrás do Rui Veloso, lá para o topo?
    Sendo fã, uma amiga decidiu concorrer a um passatempo para assistir à gravação. Eu dei-lhe a resposta certa (umas rimas do Cavaleiro Andante) e ela levou-me a reboque, felizmente! Valeram as longas horas passadas em bancos de pau nem duro, para fazer parte da história! Esta e outras foram cantadas a plenos pulmões! Rui Veloso sempre (mas com o Tê, sempre!)

    ResponderEliminar
  2. Quem diria! Já é famosa :) Ui, essa é uma das minhas favoritas... "Porque sou o cavaleiro andante que o teu velho medo inventou, podes vir chorar no meu peito pois sabes sempre onde estou" (fica para uma próxima publicação!)

    ResponderEliminar