Os Últimos na Terra - Robert C. O'Brien

, , No Comments

Ann tem 16 anos e é a única sobrevivente de uma guerra nuclear que destruiu vidas humanas e devastou o território. Inexplicavelmente, o vale onde Ann morava com a família manteve o ar e a terra limpas e livres de radiação. Ela viu a sua família sair em busca de algo novo e a nunca mais voltar.

Sem pensar que voltaria a ver outra pessoa novamente, e depois de tanto tempo a viver sozinha com a sua horta e os seus animais, Ann vê ao longe sinais de uma fogueira, que se vai aproximando dia após dia. Fica dividida entre a alegria de ver outro ser humano e o medo de este não vir por bem. E é com esse espírito que se esconde e observa o homem que chega vestindo um fato de protecção e com uma botija de ar e um atrelado a reboque.

Quando se sente segura, dá início a um processo de conhecimento mútuo, e apesar de o estranho ser reservado e não querer contar muito da sua vida, Ann acaba por agradecer a sua presença e a fazer planos para o futuro que partilharão. No entanto, nada é assim tão simples, e uma relação que começa por ser fraternal dá lugar à animosidade e à desconfiança.

Vi o filme baseado neste livro há uns tempos, e gostei bastante. A questão é que não têm nada em comum, à excepção da premissa inicial - uma guerra nuclear que destruiu tudo e todos. No livro, Ann é uma adolescente. No filme, é uma mulher feita interpretada por Margot Robbie. Com uma idade mais aproximada do seu visitante, a relação é mais romântica. E, mais importante do que tudo, no filme há dois visitantes, interpretados por Chris Pine e Chiwetel Ejiofor, o que muda todo o enredo drasticamente.

Para além disso, só ao ler o livro percebi o significado do título original - "Z for Zachariah", que não vou desmistificar e esperar que leiam. No filme tinha ficado a leste quanto a este ponto. De qualquer modo, a leitura e o filme valem igualmente a pena. É uma história misteriosa, um thriller diferente do habitual. No livro, a voz da ação é um pouco mais adolescente, visto a protagonista o ser, o que lhe dá um sentido diferente, mas não menos bom. Por fim, quero só mencionar que o livro tem mais de 40 anos, coisa que só descobri depois de ler, e fiquei maravilhada com a visão futurista apresentada na altura.


Os Últimos na Terra
De: Robert C. O'Brien
Ano: 1974
Páginas: 168
Editora: Editorial Presença

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário