For Whom The Bell Tolls - Metallica

, , 2 comments
Não há fã de Metallica que não conheça a música "For Whom The Bell Tolls", segundo single do álbum "Ride the Lightning", de 1985. O que alguns não sabem é que esta canção lendária lançada no ano em que nasci é inspirada num livro.

"For Whom the Bell Toll" (lançado em português com o título "Para Quem Os Sinos Dobram") é um romance de Ernest Hemingway de 1940 e tem como protagonista Robert Jordan, um jovem americano que combate na Guerra Civil Espanhola. Encarregue dos explosivos, é-lhe ordenado que faça explodir uma ponte na cidade de Segovia, um ponto estratégico para travar a ofensiva inimiga. O romance é inspirado na sua própria experiência, pois Hemingway testemunhou esta guerra de perto como jornalista.

Todo o livro é uma crítica ao absurdo da violência mas trata sobretudo dos mistérios da condição humana que nos une e ao mesmo tempo nos separa e nos coloca em lados opostos. Estes valores estão bem patentes na música dos Metallica, que tantos anos depois transformaram em música um dos autores mais celebrados de sempre. Fica um cheirinho:


Make his fight on the hill in the early day 
Constant chill deep inside 
Shooting gun, on they run through the endless grey 
On they fight, for the right, yes, but who's to say? 
For a hill men would kill, why? They do not know 
Suffered wounds test their pride 
Men of five, still alive through the raging glow 
Gone insane from the pain that they surely know

2 comentários:

  1. O livro do Hemingway é simplesmente fabuloso e a adaptação cinematográfica que foi feita dele com o Cary Cooper e a Ingrid Bergman nos protagonistas é inesquecível. Hemingway viveu e conheceu os horrores da guerra e no filme de Joris Ivens "Terra de Espanha" sobre a defesa de Madrid pelas tropas da Républica é possível ver o escritor nas barricadas.
    PS - Não conhecia a música dos Metallica.
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um exemplo fantástico de como um incrível escritor influencia tantas áreas, aqui bem espelhadas no cinema e na música, mas não acaba aqui! Bom fim de semana ;)

      Eliminar