A solidão apodera-se de ti? Então lê isto!

, , No Comments
Enquanto deambulava pela Amazon em busca de um livro que me gritasse aos olhos a dizer "lê-me", deparei-me com esta autora: Olivia Laing. Ela escreve sobre solidão, que é para mim o maior dos males da sociedade actual, não pela solidão em sim, mas pelas escolhas que ela nos leva a fazer.

No entanto ela não escreve sobre solidão num sentido desesperado, escreve sim num sentido de independência, de como colher os frutos de uma sociedade que tem tanto de virtualmente próxima como de socialmente isolada. Como se se tratasse de uma dor de crescimento com a qual temos de aprender a lidar.

Escreveu o livro "The Lonely City", uma homenagem à sobrevivência a esta condição solitária, que tantos consideram um holocausto social, mas que na realidade talvez seja um grito por liberdade e a verdadeira emancipação do Ser Humano. Não há nada mais importante do que sermos por nós próprios, e os outros serem, por si próprios, uma alegria nas experiências que levamos desta novela (tantas vezes dramatizada por nós) que é a vida.

Aqui vos deixo um ensaio que Olivia Laing escreveu sobre um momento da sua vida: o seu aniversário e como a solidão a pontapeou em direcção à auto-descoberta. Sei que muitos que nos lêem se vão identificar: The Hungriness of the Human Heart.


0 comentários:

Enviar um comentário