Nascido a 4 de Julho - Ron Kovic

, , No Comments

Foi numa feira de antiguidades que comprei esta edição bem antiga do livro "Nascido a 4 de Julho". Neste, o autor conta a sua própria história, desde o tempo em que era um jovem cheio de força e energia que sonhava lutar pelo seu país, até se ter tornado num retornado da guerra do Vietname, paralisado do peito para baixo.

A acção vai saltando entre o passado e o presente, dando ênfase à impressionante vontade de viver do jovem Kovic, a quem não faltavam prémios por excelência no desporto. É-nos contada a sua infância e adolescência, e conhecemos as suas amizades, brincadeiras, namoros e interesses. Tudo para nos dar uma base da personalidade activa deste homem. Assim que teve idade para se alistar, quis representar a América ao mais alto nível, assim ele pensava, e lutar de arma na mão no Vietname.

Quis o destino que este homem sobrevivesse, mas completamente paralisado do peito para baixo. Reduzido a uma cadeira de rodas, percebemos como a sua masculinidade é afectada, como não se sente um ser humano inteiro e como lamenta a decisão que tomou, ainda para mais depois de verificar como é tratado. Testemunha que não há condições para os lesados da guerra, que acabaram por viver em hospitais degradantes e sem ajuda digna, vistos mais como os coitadinhos que se querem escondidos e calados do que como heróis.

Antes orgulhoso por ter defendido o seu país, Kovic torna-se num homem que vai lutar pelo fim de uma guerra sem sentido, não hesitando em dar a cara, e o seu pouco corpo, aos media, em todo o lado que tivesse oportunidade.

É uma história impressionante que, centrada num indivíduo, nos faz ver muito para além dele, que nos mostra outros verdadeiros destroços humanos da guerra, que são aqueles que viram coisas abomináveis e que sobreviveram para relembrá-lo, ainda por cima sofrendo no corpo as horríveis consequências de uma guerra muito questionada.

É uma edição antiga com letras pequenas e com algumas gralhas, o que dificulta um pouco a leitura, e existem alguns devaneios incompreensíveis de Kovic pelo meio do livro, mas tirando isso aconselha-se a leitura.

E que se complete com a visualização do filme, com Tom Cruise no principal papel. Um filme de 1990 que já é um clássico.

Nascido a 4 de Julho
De: Ron Kovic
Ano: 1976
Editora: Publicações Europa-América
Páginas: 140

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário