O Preço do Dinheiro - Ken Follett

, , No Comments
A ação do livro decorre toda no espaço de um dia. Assistimos a vários eventos que se vão passando ao longo desse dia, aparentemente sem relação alguma entre si.

Num quarto de hotel, um homem de família trai a esposa com uma mulher mais jovem, sem saber como é que aquela rapariga encantadora se interessou tanto pela sua vida e se sentiu tentada com o seu físico que já não é o de outrora. Ao mesmo tempo, vemos que um criminoso anda a preparar alguma, com esquemas para desviar a atenção da polícia, que o tem debaixo de olho, e realizando contactos com os membros da sua equipa. Um bem sucedido homem de negócios anda pelo beicinho por uma mulher casada e tem uma reunião misteriosa.

Cada capítulo vai saltando entre estas e outras histórias, que se vão desenvolvendo e aprofundando, suscitando a nossa curiosidade. Como é de imaginar, o ritmo é elevado, já que o livro é curto e o leitor vê-se deserto para saber o que é que uma coisa tem a ver com a outra. Na minha opinião, as ligações surgem tarde demais. Anda-se um pouco perdido, e com tanta coisa a acontecer, vemo-nos obrigados a ler o mais possível de seguida ou somos obrigados a passar os olhos na diagonal para relembrar o que ficou para trás, não vá algum pormenor destas ligações ter sido esquecido.

Ken Follett é mestre nisto de nos manter atentos até ao fim e as suas narrativas têm sido sempre interessantes para mim, mas temo que este seja o livro do autor de que menos gostei. Tantos saltos na narrativa fizeram com que as personagens, que são imensas, não fossem exploradas por aí além, e pelo menos eu não consegui criar conexão com elas, que normalmente é condição essencial para criar uma ligação emocional.

Não deixa de ser um bom livro, com muito mistério, e que nos expõe o mundo financeiro, a corrupção, os esquemas que se realizam por trás do pano, a importância dos contactos certos nos negócios; mas também que mesmo quando pensamos que um plano pode ser perfeito, e que vai tudo correr bem, tudo pode dar para o torto...

O Preço do Dinheiro
De: Ken Follett
Ano: 1977
Editora: 11 x 17
Páginas: 320

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário