O Pianista de Hotel - Rodrigo Guedes de Carvalho

, , No Comments

É preciso ser-se um ser humano do mais humano que há para escrever um livro assim. A redundância é propositada para enfatizar a pessoa que o Rodrigo Guedes de Carvalho é - ele consegue engrandecer o quotidiano, a crueza das palavras, o negro e o vazio que habitam cá dentro, recorrendo a uma linguagem visceral, sem filtro, que obedece ao ritmo certo, a uma cadência natural, que transporta uma angústia adormecida.

As histórias das várias personagens alternam-se entre capítulos. Elas têm algo em comum mas não sabem. Acompanhamos de perto especialmente duas personagens: Maria Luísa, uma rapariga que é demasiado bonita para o mundo em que vive, que desperta olhares que não deseja onde quer que vá. Já teve tantos problemas por ser assim e não consegue esconder, mesmo com as piores e mais largas roupas, o seu corpo voluptuoso. É recatada, tem poucos amigos (só um, na verdade), o paradeiro do pai é desconhecido e a mãe morreu há muitos anos. Um dia, acorda para ver a falecida mãe na sua sala.

Luís Gustavo é um enfermeiro, também ele recatado e de poucas conversas. É observador, atento e facilmente cria laços com os pacientes do hospital. A namorada deixou-o, a mãe abandonou-o à nascença, o pai era alcoólico e acabou por falecer, e a pessoa mais importante para si, e que o criou, foi o seu avô, falecido há uns anos. Um dia, Luís Gustavo vê o falecido avô na rua.

Estas e as outras personagens, maravilhosamente construídas, vão vivendo as suas vidas paralelamente enquanto nós vamos torcendo para que esbarrem uns nos outros, para que partilhem a sua solidão. Apetece gritar-lhes que não estão sozinhas, que há outros a passar pelo mesmo, para virarem naquela esquina, subirem as escadas à direita, que está ali uma pessoa que o vai compreender e que nunca o vai desiludir...

Mas este desejo de leitor pode não corresponder àquilo que realmente acontece. Têm de ler. Têm de ler porque é um dos livros mais belos que já li, porque é corajoso e explora temas complicados como a violação, a depressão, a violência ou a homosexualidade. Ou como nos vendemos por tão pouco, ou como a inveja surge de maneiras que nem se podem dizer em voz alta, ou como nos chegamos a desprezar antes de todos os outros o fazerem. E no entanto, apesar disto tudo, a aura do livro é positiva e mágica. Uma aptidão rara por parte do autor. Uma leitura não só recomendada, mas que se impõe.

O Pianista de Hotel
De: Rodrigo Guedes de Carvalho
Ano: 2017
Editora: Dom Quixote
Páginas: 480

A nossa pontuação: ★★★★★
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário