O Homem Duplicado - José Saramago

, , 2 comments

Tertuliano Máximo Afonso é um professor de História solteiro, que vive sozinho, não é muito dado a socializações e tem uma certa mágoa por carregar um nome tão distintivo. Um dia, é-lhe recomendado um filme. Ele, que não é nada dado à magia do cinema, aceita a recomendação, para desafiar o marasmo em que se encontra.

Qual não é o seu espanto quando repara que um dos figurantes da película é a sua cópia chapada... Espantado e temeroso, decide-se a alugar vários filmes da mesma produtora de forma a encontrar novamente aquele rosto que parece o seu reflexo absoluto. Conforme vai reencontrando aquele homem noutros filmes, mais nervoso fica, porque não é apenas a cara - têm a mesma voz, as mesmas cicatrizes e no mesmo sítio, os mesmos sinais - e, mais do que qualquer outra coisa, a situação torna-se assustadora e é premente para Tertuliano encontrá-lo, confrontá-lo, dizer-lhe que no mundo só há espaço para um de si.

Esta é a premissa que desencadeia uma data de eventos que têm tanto de surrealista como de engraçado ou pesaroso, culminando no inesperado. Uma história que se bebe, daquelas que é impossível parar de ler. Tertuliano é uma personagem tão bem delineada, tão humana, que transporta tanto por dentro daquilo que não dizemos, que tão cedo não o irei esquecer.

É um romance fantástico, com um sentido de humor refinado, com aquela narrativa que imita a oralidade bem característica de Saramago e que torna a cadência da acção inimitável. Embora o tema dos "duplos" ou "sósias" não ser inovador e de já ter sido explorado por inúmeros e grandes escritores, garanto aos futuros leitores que nunca leram uma história assim.

O livro foi adaptado para o cinema (com o nome original Enemy) e lamentavelmente ainda não vi, mas verei muito em breve por duas razões - estou imensamente curiosa para ver a adaptação em si, que não deve ter sido nada fácil; e, porque Jake Gyllenhaal.

O Homem Duplicado
De: José Saramago
Ano: 2002
Editora: Porto Editora
Páginas: 336

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

2 comentários: