A Viagem do Elefante - José Saramago

, , No Comments

No séc. XVI, o rei D. João III presenteou o seu primo, o arquiduque Maximiliano da Áustria, com nada mais nada menos do que um elefante. O pobre coitado vivia acomodado em Belém há dois anos e o rei achou que seria uma oferta de casamento singular. Ora isto aconteceu mesmo, e embora não existam muitos relatos devido à época distante, há alguns, e o resto aprimorou José Saramago com a sua imaginação.

Ora, o elefante Salomão, o seu conarca (tratador) Subhro, vários elementos da segurança do reino, ajudantes e carros de bois que transportavam água e alimento para o elefante compunham a comitiva. Está visto que naquela altura os meios de transportes eram parcos e não houve outro remédio senão irem a pé, de Lisboa a Viena, com paragem em Espanha onde se encontrava de momento o arquiduque, que se apoderou das operações a partir daí.

O livro trata disto mesmo - da viagem do elefante do ponto A, o nosso país, ao ponto B, Viena, mas é claro que nada é linear em Saramago. Deparamo-nos a todo o momento com as mais deliciosas e cómicas situações, vivemos momentos de camaradagem, aprendizagem, comovemo-nos, ao mesmo tempo em que são realizadas enormes críticas, como à religião ou às diferenças entre estratos sociais.

Salomão e Subhro são daquelas personagens inesquecíveis, que ficam guardadas cá dentro, para sempre. Um, porque é um paquiderme que veio da Índia para percorrer as estradas da Europa, enfrentando as intempéries e a estupidez dos humanos; o outro porque é a pessoa que mais compreende o primeiro, e que vai também compreendendo cada vez mais o modo de vida ocidental e como dar a volta aos elementos da comitiva real, gerando também situações muito engraçadas.

É um livro que até tem uma aura mais light que a maioria dos romances de Saramago, mas nem por isso deixa de ter uma moral bem triste, que, tal como assumiu o autor em entrevista, é uma metáfora da vida humana.

Foi a primeira vez que um livro de Saramago foi adaptado para Banda Desenhada em Portugal, por João Amaral, de onde faz parte a imagem em cima.

A Viagem do Elefante
De: José Saramago
Ano: 2008
Editora: Porto Editora
Páginas: 216

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário