Mendigos e Altivos - Albert Cossery

, , No Comments

A acção tem lugar no Cairo. A trama gira em volta de um assassínino de uma bonita e jovem prostituta numa casa de passe. O chefe da polícia, Nour El Dine, tem três suspeitos em mente, frequentadores assíduos da casa.

São eles Gohar, um ex-professor que agora é mendigo por opção. Respeitado por todos devido aos seus sábios conselhos,e inteligência e sagacidade, é basicamente um filósofo de rua que apenas sofre quando não tem haxixe. Ieguene é quem lhe arranja a droga, e é tão feio que quase todos lhe têm medo. Gohar é a sua pessoa preferida à face da Terra, tem-lhe uma admiração que só vista. Vive numa pobreza extrema, não tendo onde cair morto. El Kordi é um funcionário baixo do Estado, constantemente atacado pela preguiça e que vive cortejando bonitas mulheres, prometendo-lhes mundos e fundos que não pode oferecer.

A narrativa gira em volta destes três homens, apresentando-nos muitas mais personagens bastante interessantes, como o mendigo homem-tronco, que é só um tronco com braços mas que, pelos vistos, atrai mulheres como um íman. Que mulher não ficaria encantada por ter o melhor dos mendigos ao lado, com trocos diários garantidos? Para além disso a sua performance sexual parece acima da média...

O autor, Albert Cossery, viveu ele próprio como um "mendigo altivo" e decerto muito se inspirou na sua realidade. Apesar de ter nascido no Egipto, viveu mais de 60 anos num quarto de hotel em Paris praticamente sem objectos, onde morreu. Publicou os livros suficientes apenas para sobreviver - um livro de 8 em 8 anos, uma linha por semana, como reza a história da sua biografia.

É de facto uma forma curiosa de se viver, dedicada à indolência e ao prazer da preguiça, que apregoava. E vemos muito disto em "Mendigos e Altivos". Gostei bastante da obra, talvez a linguagem culturalmente muito própria não permitiu que me embrenhasse totalmente mas é um livro cheio de humor negro e situações incrivelmente cómicas que vale a pena dar uma espreitadela.

Mendigos e Altivos
De: Albert Cossery
Ano: 1955
Editora: Antígona
Páginas: 264

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário