Morto Para Vocês - Lisa McMann

, , No Comments

Ethan foi raptado quando tinha 7 anos. Brincava com o irmão mais novo à frente de casa quando um carro preto com dois homens parou e o levou. 9 anos depois, Ethan finalmente reaparece.

Ficamos a conhecer a sua história - foi criado por uma mulher como se esta fosse a sua mãe, que lhe deu tudo durante anos mas quando não conseguiu suportar financeiramente o "filho" o deixou numa instituição. Passado um ano, Ethan conseguiu fugir de lá e tornou-se um sem-abrigo. Tendo acesso a uma biblioteca devido à bondade do bibliotecário, descobriu-se a si próprio num site de crianças desaparecidas e voltou à sua família, para quem, compreensivelmente, foi tudo um grande choque.

O regresso à família foi tudo menos pacífico. Blake, o seu irmão que o viu entrar no carro, guarda graves ressentimentos por ele. Primeiro, porque não compreende porque é que entrou no carro de estranhos; e segundo, porque a partir do seu desaparecimento é como se ele próprio tivesse deixado de existir. A vida da família passou a girar em torno do desaparecimento de Ethan e Blake sentiu-se diminuído no meio da tragédia.

Gracie é a irmã mais nova que nunca chegou a conhecer e que veio preencher o vazio criado por si. Sendo um completo estranho para ela, a explicação sobre quem é e porque é que apareceu, porque é que vai morar naquela casa, ocupar um lugar à mesa, vai ser uma tremenda adaptação.

A relação com os pais também não vai ser fácil. Todos deixaram de se conhecer e é tudo uma novidade. Ethan passou por muito e os pais não sabem lidar com isso. A sua personalidade de quase adulto está formada e trata-se de acolher um estranho dentro de portas e lidar com os atritos entre irmãos, que se vão tornando cada vez maiores.

Ethan sofre - porque não consegue lidar com toda a atenção da comunicação social e da comunidade; porque, depois de ter vivido nas ruas vai ter de se habituar tanto às paredes que o afligem como às regras de viver em família; e principalmente porque não se consegue lembrar de nada da sua infância. Todos lhe perguntam se ele se lembra disto e daquilo, das idas à gelataria, das aventuras de trenó, das brincadeiras, mas a sua mente está completamente bloqueada. Numa fase inicial, pensa-se que tal se deve ao trauma por que passou, mas vai-se descortinando que é muito mais do que isso, culminando num final surpreendente.

Este livro, apesar de categorizado para um público juvenil, é adequado para todas as idades. Gostei bastante de o ler, tanto pela temática interessante como pela estrutura da narrativa, que tem muito de misteriosa e que nos prende até ao fim. Contado pela voz de Ethan, que é um adolescente, a sua linguagem é simples mas nunca simplista. As partidas da mente, as relações familiares, os traumas, a amizade, são aqui expostos, atingem-nos e não nos deixam indiferentes.

Morto Para Vocês
De: Lisa McMann
Ano: 2010
Editora: Everest
Páginas: 256

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário