Popcorn - Bel Elton

, , 2 comments

Bruce Delamitri é um famoso e talentoso realizador de Hollywood, conhecido pelos seus filmes violentos, sádicos, crus e negros. Ele é muito confiante e seguro de si e vai ter de usar toda a sua sapiência e paciência nos constantes ataques de que é vítima, especialmente por parte da comunicação social, que frequentemente o acusa de inspirar a violência.

Quando um casal começa a matar indiscriminadamente pessoas em centros comerciais, logo começam as comparações com os filmes de Bruce e a discussão sobre a violência no cinema vem ao de cima, colocando-o debaixo de fogo. Defendendo que os filmes são um reflexo da sociedade violenta e não o contrário, ele vai gastar o seu latim a tentar explicar a sua visão.

Na noite de entrega dos Óscares, todos os holofotes apontam para Bruce. No entanto, uma noite de festa está prestes a transformar-se em tragédia quando os Assassinos dos Centros Comerciais entram em acção, preparando-se para a carnifina mais mediática das suas carreiras de matança. Entrando numa espiral caótica de uma confusão sem precedentes, a vida de Bruce e dos seus mais próximos está prestes a mudar para sempre.

Adorei este livro. Para além da narrativa fantástica, da história mirabolante e da acção constante, é bastante inovador no modo como é escrito. Por exemplo, a prosa por vezes é entrecortada por partes de um guião, como se a história que estamos a ler fizesse parte de um filme, com descrições sobre o set, os actores ou o ambiente, com pormenores das perspectivas das câmaras, exactamente como se estivessemos a assistir às filmagens. Isto é uma completa lufada de ar fresco no modo de ler.

Para além disso, a crítica à sociedade é uma constante, abrangendo o modo como a comunicação social manda nas nossas vidas e nos influencia e molda. O glamour de Hollywood também é posto à prova, mostrando uma comunidade de aparências e superficialidades. Acima de tudo, o livro explora uma sociedade em que a culpa nunca é de ninguém, em que as responsabilidades são sacudidas por egos cada vez maiores que se preocupam apenas com eles próprios.

Ben Elton é comediante e isso também está patente nas páginas do livro. É violento, sim, mas é muito engraçado. Com um humor negro requintado, irónico, este é um dos livros que mais me entreteve e fez rir, com situações a roçar o ridículo, sem no entanto se desviar assim tanto da realidade.

Popcorn
De: Ben Elton
Ano: 2003
Editora: Livros do Brasil
Páginas: 254

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

2 comentários:

  1. Talvez por distracção, não conhecia o lado escritor de livros do Ben Elton. Ele é o responsávelpela passagem dos "Queen" a musical, isso eu sei. Vou estar atenta!
    Bom dia

    ResponderEliminar
  2. É um livro que não é para todos os estômagos, para mim assentou que nem uma luva, mas aconselho moderação aos mais sensíveis eheh :) obrigada pela visita!

    ResponderEliminar