A Espia - Paulo Coelho

, , No Comments
Paulo Coelho dá-nos um relato da vida de Mata Hari, na primeira pessoa. Dividido em três partes, o livro agarra-nos logo à partida começando com a sua execução, após ter sido condenada à morte por ser considerada uma espia.

A segunda parte é uma carta da própria para o seu advogado e é aqui que se encontra todo o sumo. Ficamos a saber de onde veio, por onde passou, até ter chegado a Paris sem absolutamente nada e como se tornou uma figura importante, uma das mulheres mais desejadas e invejadas da época. Dançarina exótica, amante de homens importantes, na vanguarda da moda, Mata Hari foi seguramente um espírito demasiado livre para a época em que viveu e pagou o preço por isso. Num ambiente tenso que precedeu a primeira guerra mundial, ela lucrou, enfrentou intempéries e, mais do que tudo, fez pela sua própria sobrevivência.

É uma história de vida incrível, de uma mulher incrível. Se ela tivesse vivido nos dias de hoje o seu fim teria sido outro, e a própria sabia isso. Vítima das circunstâncias, apanhada pela sua própria desenvoltura, o seu destino soa a injustiça - decidido por aqueles que não a conseguiam acompanhar e compreender.

A terceira parte é a resposta do advogado (também ele um antigo amante) quando já se sabia que ela ia ser executada. Não é um capítulo tão emotivo e emocionante, é quase burocrático. Pela parte que me toca, não era necessária esta visão. Dá-nos algumas respostas, mas podiam ter sido introduzidas de outra forma.

No geral, gostei bastante do livro. Tenho mixed feelings em relação ao Paulo Coelho, mas até costumo gostar dos seus livros menos fantasiosos e com os pés mais assentes no chão, como é o caso. Escrever sobre uma das mais conhecidas mulheres que marcou o início do século XX é difícil e fácil ao mesmo tempo - a vida dela é do mais interessante que pode haver e há muito material para nos deixar abismados; no entanto, a "arrumação" da informação, a pesquisa, a organização do trabalho, e a voz a usar não são nada fáceis de desencantar, e nisso acho que Paulo Coelho acertou. O livro é também acompanhado de algumas fotografias marcantes.

A Espia
De: Paulo Coelho
Ano: 2016
Editora: Pergaminho
Páginas: 184

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário