Fechada Para o Inverno - Jørn Lier Horst

, , No Comments

Wisting é um detective de homicídios que se vê envolvido numa estranha história que, ao que tudo indica, foi um assalto que correu mal e que se tornou num homicídio. Numa casa de férias no meio da neve, foi encontrado um corpo com a cara tapada, posteriormente encaminhado para autópsia e que acabou por desaparecer no caminho. Ao mesmo tempo, cada vez mais pássaros aparecem mortos na zona. Enquanto Wisting persegue a verdade, vê-se envolvido numa teia de acontecimentos cada vez mais complexa.

Considero os policiais nórdicos muito competentes - conseguem criar ambientes frios (literais ou não) e cenários completamente fora da caixa decorrentes de investigações complexas mas que decorrem de forma natural. Este é um dos mais fracos que li.

Foi o primeiro livro do autor publicado em Portugal mas a saga do detective Wisting já era longa. No entanto, percebe-se perfeitamente o seu passado e todos os contextos - é capaz de ser a parte mais positiva. Outro ponto positivo é o facto de o autor ter sido ele próprio polícia, o que confere uma autenticidade natural à narrativa. No entanto, deixa pouca margem à imaginação - os processos, as buscas, a recolha de informações são mais metódicas e descritivas do que surpreendentes.

Senti falta dos elementos surpresa que considero fundamentais em investigações policiais, e de haver poucos acontecimentos dignos de registo em todo o livro. Só dou nota positiva porque cheguei até ao fim. A custo.

Fechada Para o Inverno
De: Jørn Lier Horst
Ano: 2013
Editora: Dom Quixote
Páginas: 352

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário