Despertar - Stephen King

, , No Comments
Há muitas décadas atrás, Jamie Morton era uma criança numa pequena vila na Nova Inglaterra. Morava com os seus pais e irmãos em relativa normalidade, até que o reverendo Charles Jacobs chegou à povoação. A sua juventude, o seu arrojo, e a sua família bonita vieram dar um novo ânimo à terra que andava cada vez mais desligada de Deus. Os jovens voltaram a gostar de passar as tardes de quinta-feira com o reverendo e a família, onde lhes mostrava "truques" com a sua obsessão - o uso da electricidade.

Tudo ia bem, até que a tragédia se abateu sobre o reverendo e a família, e ele nunca mais foi o mesmo. O seu fim naquela terra foi marcado por um discurso em que colocou Deus em causa e irritou a população, e não voltou a ser visto por muitos anos.

Até que Jamie Morton, já adulto, se tornou um viciado em heroína. Aí, o "reverendo" - agora um feirante que apresenta para um público os tais "truques" com electricidade - se atravessa no seu caminho, e ajuda Jamie. Este fica com uma dívida para com ele, e quando Jacobs sai novamente do seu caminho, ele sabe que não será a última vez que o vê.

Tudo isto caminha para as verdadeiras intenções de Jacobs, relacionadas com o uso da "electricidade secreta", como lhe chama. Amargurado com a vida, ele pretende abrir uma porta que nunca deverá ser aberta e conta com Jamie e a sua dívida para o ajudar.

É difícil descrever este livro sem fazer um grande spoiler, e por isso este resumo poderá parecer incompleto ou sensaborão. Garanto que o livro não o é. Stephen King apresenta aqui duas das melhores construções de personagens que já lhe li, e eu já lhe li quase tudo. Os pormenores de carácter destes são soberbos, o que os une (o tal spoiler que não vou revelar) é imenso, assim como acompanhar o envelhecimento deles e o entrelaçar das suas vidas.

Há muito mais por descobrir - o livro acompanha várias décadas da vida destes homens e dos que se atravessam no seu caminho. Contém muito sobre o fanatismo, misticismo, e é negro, especialmente no final. Vai ser adaptado para cinema, por isso veremos se faz jus ao bom livro que é. Não será  uma adaptação fácil.

Despertar
De: Stephen King
Ano: 2014
Páginas: 368
Editora: Bertrand

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário