Na Sopa de Misu - Ryu Murakami

, , 2 comments

Peguei neste livro da biblioteca olhando para o apelido - Murakami - pensando no outro, e só depois vi que se tratava de outro autor. Trouxe-o, curiosa, e ainda bem.

Esta é a história de Kenji, um jovem japonês que ganha a vida como guia nocturno em Tóquio, especialmente focado no negócio sexual. Procurado por muitos estrangeiros, desta vez calha-lhe em "sorte" o americano Frank. E as aspas pretendem mesmo dar outro sentido, porque sorte foi mesmo o que não teve.

Cedo percebeu que algo não batia certo em Frank - qualquer coisa na sua expressão, na maneira de falar, que o deixou de pé atrás. Mas foi tentando colocar essa sensação em segundo plano enquanto lhe mostrava os bares de engate, os melhores motéis e locais imperdíveis na noite ardente da cidade.

Na segunda noite como guia do americano, Kenji já não consegue pensar noutra coisa - aquele feeling de que o americano tem segredos sujos escondidos torna-se evidente conforme pequenas coisas vão acontecendo e coincidências deixam de o ser. E tudo o resto é uma corrida de acontecimentos tenebrosos que vão culminar num cenário impensável, demasiado perverso e inesperado para se resumir e, sobretudo, spoilar.

É um thriller muito bem conseguido, dos melhores que li nos últimos tempos, daqueles que não nos deixam respirar. Isto, associado ao tipo de escrita característico dos japoneses e a um certo nível de gore, tornam-no num livro único e diferente, não aconselhado a cardíacos e a mentes mais sensíveis. É também um retrato do isolamento e solidão típicos do Oriente, numa sociedade conspurcada.

Na Sopa de Miso
De: Ryu Murakami
Ano: 2006
Editora: Casa das Letras
Páginas: 202

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

2 comentários:

  1. Da literatura japonesa apenas conheço a obra de Mishima (que gosto bastante)e alguns livros de Kawabata e Shusako Endo. E li este Natal o "Sputnik, meu amor" do Murakami. Tomei nota da sua indicação sobre este escritor, fiquei bastante curioso.
    Obrigado
    Muito boa tarde!

    ResponderEliminar
  2. Também vou anotar as suas, estou a adorar autores asiáticos! Muito obrigada e boa tarde :)

    ResponderEliminar