O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá - Jorge Amado

, , 4 comments

Esta é "uma história de amor", assim se descreve este pequeno conto sobre um gato e uma andorinha. Um amor impossível entre dois animais que encarnam, em muito do seu amor, o que nós temos de mais humano: a nossa fé no impossível quando amamos alguém mais do que a nós mesmos.

Jorge Amado escreveu esta bela história para o seu filho, João Jorge, quem sabe se para o ensinar desde criança a amar, amar acima de tudo, sem olhar a quem, e sempre em pleno; se para nos ensinar a nós, leitores, que nunca se é demasiado velho para acreditar no amor.

O livro chega-nos ilustrado por Carybé, pintor que nos transporta com a inocência colorida dos seus traços como que num embalo, brindando o leitor com cores que transmitem emoções e imagens que adoçam a leitura.

O Gato Malhado é um bicho rezingão, com humores irritáveis e temido por todos. A Andorinha Sinhá, fiel à sua espécie, tem a curiosidade e a altivez natural de quem é livre de voar por aí. Entre estes dois nasce uma amizade profunda e um amor improvável.

Condenados pelo julgamento alheio, donos de um amor que ninguém aprova ou compreende, Gato e Andorinha vão lutar, mas será que o amor vai vencer?

Uma fábula fantástica e uma leitura recomendada para todos. Numa época cheia de virtualidades e cinismos, sabe bem ler um livro que se manteve pelas décadas como uma homenagem à pureza, mesmo quando o resto do mundo parece estar num jogo contra a felicidade.


Não importa como termina a nossa história, amar por amar deve bastar para que essa história seja memoravelmente eterna e aqui, neste pequeno conto, amar é mais que bastante.


O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
De: Jorge Amado
Ano: 1978 (1ª Edição) 2010 ( Edição pela BIS)
Editora: BIS
A nossa pontuação: ★★★★☆


Disponível no site Wook  e com 10% desconto neste momento.

4 comentários:

  1. Adoro este livro, que descobri no século passado:)
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  2. É de uma doçura implacável e, sem dúvida, adorável.

    Obrigada e boa tarde!

    ResponderEliminar
  3. Uma das mais belas histórias de amor que já li!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma história de amor muito especial, sem dúvida. Vale a pena ler e reler :)

      Eliminar