Memória das Minhas Putas Tristes - Gabriel García Márquez

, , No Comments
Um velho jornalista que celebra 90 anos é o nosso narrador. Ele conta-nos aspectos curiosos da sua vida, dando especial ênfase ao facto de nunca ter tido relações sexuais que não fossem a pagar. Passou uma vida inteira numa casa vazia e com os bolsos também, por pagar inúmeras vezes pelo amor.

Decide brindar-se, com esta idade, com uma rapariga virgem. Telefona assim a Rosa Cabarcas, velha meretriz do seu tempo, perguntando por uma. E é assim que uma rapariga a quem nunca conhece o nome mas que baptiza de Delgadina entra na sua vida. Habitua-se a ela, à sua forma de dormir, o seu corpo presente ao seu lado, e pela primeira vez, quase centenário, conhece o amor, e começa a sentir na pele o que será morrer-se de amor. Aos 90 anos, sente a falta de alguém, da respiração de alguém, conta os dias para a ver novamente e entra em pânico se isso não acontece.

Com uma linguagem e ideias poéticas, o Nobel Gabriel García Márquez tem aqui um dos seus romances mais marcantes, acompanhado de uma certa melancolia, não fossem estas putas tão tristes... Um livro curto mas fantástico e impactante, sobre a solidão, diversas formas de companheirismo, e o amor, que pode aparecer até ao fim da vida - não tem data de validade.

Memória das Minhas Putas Tristes
De: Gabriel García Márquez
Ano: 2004
Editora: Dom Quixote
Páginas: 107

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário