1984 - George Orwell

, , 2 comments
Este fantástico e popular livro foi escrito em 1949 e fala sobre um futuro distópico que se passa no ano de 1984. Tudo é tão surreal e tão assustador, tão imaginativo e perturbador, que se tornou um clássico incontornável e um exemplo para todas as gerações.

A trama é narrada do ponto de vista de Winston Smith, que, ao nos contar a sua vida, nos vai dando conta de uma realidade política e social completamente anormais, quando comparadas à forma de vida que hoje conhecemos, mas ao mesmo tempo com aproximações tão correctas ao que se passa nos dias de hoje que mete medo. Ele conta-nos como as pessoas vivem oprimidas, sem autorização para pensarem por si, terem opinião, ou sequer nutrir sentimentos por algo ou alguém. Não se pode ler ou ver nada que não seja feito pelo Partido, casar por amor, passear sozinho, escrever, enfim, tudo o que tomamos como uma liberdade óbvia é, neste livro, uma forma de opressão.

Até a língua é constantemente renovada para que dê menos azo a interpretações livres; a prole, classe baixa, é mantida na ignorância para que não seja capaz de pensar em grupo; são difundidos diariamente os Dois Minutos do Ódio, onde tem de ser manifestado o ódio que se sente a quem vá contra o regime, aos inimigos de guerra, ou a quem não adore o Grande Irmão, que tudo sabe, tudo vê e observa e tudo controla.

Este livro é isto e muito mais e é aconselhado a absolutamente toda a gente. É impressionante e marcante. George Orwell é especialista em apresentar este tipo de realidades alternativas e a narrativa é genial, agilizada por acontecimentos marcantes a toda a hora, sem no entanto apressar a trama. Pode-se dizer que está dividido em três partes - a constatação da realidade por parte do narrador, a negação dessa realidade e a respectiva consequência. É surpreendente a cada virar de página.

1984
De: George Orwell
Ano: 1949
Editora: Antígona
Página: 314

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.


2 comentários:

  1. Eis um que me falta ler (lapso grave eu sei!)!
    (mande-me um mail com os seus dados, já que foi a "sortuda" do meu blog - o meu contacto está no perfil)

    ResponderEliminar
  2. Que óptima surpresa!! Já enviei :)
    E sim, tem de ler este, absolutamente. Beijinhos!

    ResponderEliminar