O Bom Ladrão - Hannah Tinti

, , 1 comment

Ren tem 12 anos e vive no orfanato de Santo António desde que se lembra. Não tem uma mão, e não sabe como a perdeu, assim como não sabe nada sobre o seu passado e como foi parar ali. Tal como todos os seus colegas do orfanato, sonha em encontrar uma família para não ter de ir para o exército quando atingir a maioridade. Respondendo às suas preces, um dia, aparece Benjamin Nap, que alega ser seu irmão. Conta uma história rebuscada sobre o modo como ele perdeu a mão e sobre a razão de ele ali estar. E o prior, agradecido por ter menos uma boca para alimentar, liberta Ren para ir com aquele desconhecido.

O miúdo, confuso, lida com sentimentos díspares. Por um lado, está triste por deixar os seus amigos para trás, e a vida que sempre conheceu e onde está confortável. No entanto, sente que esta é a oportunidade de se conhecer a si próprio, a sua história, a sua família. No entanto, à medida que se afasta do orfanato com Benjamin, muitas coisas estranhas vão acontecendo e teme que tenha sido apanhado numa teia de mentiras onde é apenas um peão.

Tenho mixed feelings sobre este livro. Acabei de o ler, sim, foi interessante o suficiente para o acabar. Mas fiquei com demasiadas perguntas por responder. Mesmo em relação ao ambiente, sabe-se que se passa na Nova Inglaterra, mas mais nada. Falta um certo contexto histórico e social para percebermos alguns pontos, até mesmo comportamentais. Há também algumas personagens que aparecem para salvar o dia, como que por magia, e não chegamos a saber nada sobre elas. Para um leitor mais lógico, como eu, deixa algo a desejar.

Uma coisa que me irritou profundamente foram os comentários de capa. Sabemos que são um isco, mas a comparação com Charles Dickens e Harry Potter é o maior de todos. É que não tem nada a ver, para além do facto de ser uma aventura e, também, não fossem os episódios de violência, catalogaria este livro como infanto-juvenil.

Não é de todo o meu género de literatura, mas teve suspense suficiente para me agarrar e a personagem principal, Ren, é realmente cativante.

O Bom Ladrão
De: Hannah Tinti
Ano: 2008
Editora: Edições Asa
Páginas: 288

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook.

1 comentário:

  1. Embora comente pouco, gosto imenso de ler este blogue, que agora está em pausa.
    Aproveito para desejar um Feliz Natal, com paz , saúde e excelentes leituras:-)
    Boas Festas!

    ResponderEliminar