Morte no Nilo - Agatha Christie

, , 2 comments

Linnet Ridgeway é uma jovem que aparentemente tem tudo: é bonita, sofisticada, elegante, inteligente, tem olho para o negócio, é pretendida por inúmeros homens, e as mulheres normalmente rendem-se à sua simpatia, aura genuína e charme. Para além disso, é herdeira de uma das maiores fortunas do país e, prestes a atingir a maioridade, pensa em casar.

Quis o destino que se apaixonasse justamente pelo namorado da melhor amiga, e é assim que faz uma inimiga. Linnet e Simon acabam por casar, para desgosto da sua amiga, Jacqueline, que passa a persegui-los para todo o lado, de forma a conseguir estragar o tempo de qualidade do jovem casal.

A situação vai tomando proporções perigosas e, sem medo de cair no ridículo, Jacqueline consegue saber onde o casal vai passar a lua-de-mel e, sem vergonha, segue-os para o Egipto. Acontece que Hercule Poirot está de férias e segue nesse mesmo barco, tornando-se um pouco o confidente da perturbada jovem, que tenta acalmar o melhor que pode, mas a sua mágoa é enorme e o desejo de vingança maior ainda.

Numa noite em que os humores se exaltaram e em que Jacqueline tinha bebido demais, Linnet aparece morta. É o choque para os passageiros daquele cruzeiro. A resposta para o crime parece óbvia para alguns, mas é claro que nada é fácil nem o que parece à primeira vista.

Agatha Christie tem aqui uma das suas mais célebres histórias, que nos agarram não só pelo fabuloso mistério desenvolvido e pelas voltas e reviravoltas na narrativa, mas também pelas fantásticas personagens a que dá corpo. Todos os que se encontram naquele barco são suspeitos, e todas as personagens são peculiares, particulares, com características únicas tão bem delineadas que conseguimos imaginá-las perfeitamente.

O leitor é sabiamente levado a desconfiar das várias versões contadas, desenvolvendo o espírito crítico, integrando também um pouco o papel de investigador, tão bem endereçado ao nosso bem conhecido Poirot.

O livro foi adaptado ao cinema em 1978, num muito conhecido clássico que conta com os talentos de Bette Davis, Mia Farrow ou Maggie Smith, apenas nomeando alguns; e está a ser desenvolvida nova versão que estreará nos cinemas em 2019, continuando o trabalho de Um Crime no Expresso Oriente, saído o ano passado, pelo mesmo realizador, Kenneth Branagh.

Morte no Nilo
De: Agatha Christie
Ano: 1937
Editora: Edições Asa
Páginas: 270

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

2 comentários:

  1. Para mim será sempre difícil escolher um favorito da Agatha Christie. Descoberta de férias, em adolescente, já que em Leiria, onde passava um tempo de férias, ler era a única ocupação disponível, enquanto os adultos trabalhavam. Poirot será sempre o meu favorito e Morte no Nilo transporta-me imediatamente para um Egipto que eu tanto gostava de visitar um dia. Prefiro o Poirot "David Suchet" ao Poirot "Peter Ustinov", mas o filme de que fala é uma adaptação magnifica, com estrelas de primeira linha. Vejo, revejo, leio, releio e não me canso!
    Boa tarde

    ResponderEliminar
  2. Também não sei dizer o meu favorito, mas talvez siga o cliché e escolha O Crime do Expresso do Oriente :) E entre todas as personagens, o Poirot é a minha preferida, perdoe-me a Miss Marple que vem a seguir :) boas leituras!

    ResponderEliminar