Os Flamingos Perdidos de Bombaim - Siddharth Dhanvant Shanghvi

, , No Comments

Karan Seth é fotógrafo em Bombaim e por causa de um dos seus trabalhos foi "obrigado" a conviver com a socialite. Entrando pé ante pé num mundo dominado pelas estrelas de Bollywood, vê-se inserido em cenários de glamour, de pouca privacidade, de máscaras para a alma, onde, apesar do embaraço inicial e falta de pertença, faz bons amigos. Entre eles, Samar, um excêntrico pianista retirado antes dos 30 anos e Zaira, uma das actrizes mais respeitadas e bonitas do país.

No decorrer desta sua nova e inesperada vida, Karan também conhece Rhea, uma mulher casada com quem mantém uma relação conturbada cheia de altos e baixos, mas que o leva a conhecer alguns dos mais míticos, belos e desconhecidos locais para ele fotografar. Assim, partilham momentos únicos e poéticos, como a visão de milhares de flamingos que deu o título ao livro.

Karan não sabe se pertence àquele mundo, àquelas pessoas. Quando uma inesperada desgraça acontece e muda a dinâmica entre ele e os outros, e entre ele a cidade, e o mundo, deixa de se reconhecer, começa a ter comportamentos completamente fora do seu controlo e para recuperar de novo o seu eu vai ser necessária uma viagem interior gigantesca.

A prosa não é fácil - é demasiado trágica, os diálogos são um pouco inacreditáveis e longos, e o autor debruça-se, na minha opinião, demasiado tempo sobre acontecimentos mais triviais. No entanto há bastantes pontos positivos, como a exposição da Índia moderna, da alta sociedade, dos esquemas de corrupção, a exploração da sexualidade, as imagens poéticas criadas através da fotografia de Karan. Mostra ainda a fragilidade das relações e como podemos acabar de uma maneira muito diferente daquela que imaginámos.

Os Flamingos Perdidos de Bombaim
De: Siddharth Dhanvant Shanghvi
Ano: 2010
Editora: Livraria Civilização Editora
Páginas: 412

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário