Atos Humanos - Han Kang

, , No Comments

Este livro fala sobre eventos que ocorreram na década de 80 na Coreia do Sul. Perante o fecho de universidades num regime que reduzia ao máximo a liberdade de expressão, os estudantes foram para as ruas manifestar-se. Em Gwangju as coisas saíram do controlo, e tanto os estudantes como a restante população que se lhes juntou foram gravemente reprimidos, mortos em plena via pública, onde os cadáveres depressa se amontoaram e as ruas se transformaram num cenário de guerra.

Os que escaparam da morte ou ficaram gravemente feridos, ou foram presos e posteriormente torturados, ou foram perseguidos, naquele que ficou conhecido como o Massacre de Gwangju. Mais manifestações se seguiram, mais repressão, mais indignação, mais medo, mais mortes, e ainda hoje o número de mortes não está contabilizado.

A autora centrou-se em Dong-ho, uma vítima real desses eventos. Ele vê o seu melhor amigo morrer na primeira manifestação. Ao procurar o seu cadáver num dos locais onde foram amontoados para identificação por parte das famílias, conhece pessoas motivadas a mudar o rumo das coisas e dispostas a morrer em prol da liberdade. Junto delas, vai explorar o seu íntimo e sentir coisas que nunca sentiu ao ver os corpos e a ajudar aquelas famílias e amigos que não compreendem as mortes e que sentem medo e têm dúvidas sem resposta.

Dong-ho morre (não é um spoiler, sabemo-lo logo), sendo mais uma vítima da brutalidade de Gwangju. Os capítulos estão muitíssimo bem estruturados, cada um centrado numa pessoa e numa época. No entanto, todos se cruzam com Dong-ho, e essa mestria no cruzamento das histórias contadas por várias pessoas é a melhor parte do livro. Os meus capítulos preferidos são dois: o que é contado na perspectiva do amigo morto de Dong-ho, em que a sua alma relata o horror dos corpos empilhados à sua volta, no seio da putrefacção e do caos das almas em dúvida; e o contado pela voz da mãe de Dong-ho, que dá voltas e voltas à cabeça mas que acaba sempre por se culpar pela sua morte, sem no entanto lhe encontrar qualquer justificação, ao mesmo tempo que vê a família desmoronar.

É um livro cru que relata eventos macabros e que são uma mancha negra na História. Para mim, peca por, em algumas partes, ser um bocado frio. Também me perdi um pouco em alguns dos capítulos. Demorei um tempo a perceber qual era o envolvimento com Dong-ho, e por isso a minha leitura não foi fluída, mas antes um pouco preocupada em apanhar o fio à meada. Também achei falta de um capítulo dedicado àqueles que estavam do outro lado, mas que não tinham qualquer alternativa. São mencionados brevemente no fim do livro, mas senti a necessidade de também saber mais sobre eles - os homens obrigados a matar, a bater, os que se recusaram e sofreram das mesmas consequências.

Não deixa de ser um óptimo livro que, embora com alguma ficção à mistura, é um relato histórico fantástico e chocante.

Atos Humanos
De: Han Kang
Ano: 2014
Editora: Dom Quixote
Páginas: 232

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário