Envelhenescer - Pedro Chagas Freitas

, , No Comments

Um país acorda para um milagre. De um momento para o outro, os habitantes começam a rejuvenescer, em vez de envelhecer. As rugas desaparecem, a saúde melhora, a jovialidade reaparece, os cabelos vão readquirindo a cor. O povo rejubila, fica contente com o presente inesperado e inexplicável, mas só até perceber que se trata de um presente envenenado.

Primeiro, os bebés e crianças começam a desaparecer. Assim, puf. Como se nunca tivessem existido. A regressão da idade não tem limite, nem cura. Depois, surgiram as complicações no trabalho... Por exemplo, como confiar num ministro que agora aparenta ter 15 anos? E claro, surgiu um rol de questões mais burocráticas, como o que fazer com a idade da reforma, ou melhor, definir o que é a reforma, já que os velhos são os novos jovens, pois passaram a estar mais longe da morte. As profissões tiveram de se redefinir, porque, exemplificando, deixaram de existir lares de terceira idade para dar lugar a mais infantários.

E depois há a cobiça dos outros países... Todos querem um pedaço desta juventude, dádiva que só existe neste milagroso país. Guerras por petróleo ou religiosas são coisas do passado - aqui, luta-se pela fonte da juventude, pelo tempo.

Adorei esta ideia à la Benjamin Button e foi isso que me fez trazer o livro da biblioteca para casa. A narrativa está muito bem organizada - a perspectiva de algumas personagens é intercalada com textos escritos para jornais, revistas, publicitários, etc. É assim, em modo "informativo", que vamos sabendo o desenrolar da coisa e é um modo bastante original de escrever. O evoluir dos sentimentos em relação à dádiva é abismal - começa-se com uma alegria pura, que passa por cepticismo até começarem a chegar as verdadeiras preocupações.

O problema maior do livro são, para mim, as partes que acompanham as personagens específicas. Ao contrário das "notícias", a linguagem é rebuscada - tanto, que tive muitas dificuldades em acompanhá-las e a dado momento desisti. Elas são bastante estranhas, com hábitos e diálogos esquisitos, mas eu estou habituada a esquisitices e não é por aí. É mesmo não terem ponta por onde se lhes pegue. Portanto, tenho mixed feelings em relação ao livro, mas no cômputo geral o sentimento é positivo.

Envelhenescer
De: Pedro Chagas Freitas
Ano: 2017
Editora: Marcador
Páginas: 200

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook.


0 comentários:

Enviar um comentário