A Substância do Mal - Luca D´Andrea

, , 2 comments

O narrador é Jeremiah Salinger, um autor de documentários, que se muda de Nova Iorque para as montanhas do Sul do Tirol, onde a esposa cresceu, com esta e a filha de 5 anos.

Depressa o ambiente das montanhas o afecta e inspira, e mete-se num projecto para documentar uma equipa de resgate e ajuda. Até ao dia em que um grave acidente acontece, e Salinger, vendo-se no meio da embrulhada e sentindo-se culpado, sofre de stress pós-traumático e nunca mais será o mesmo.

No entanto, e como o seu espírito curioso nunca adormece, depara-se com a informação de que um crime muito violento aconteceu naquelas montanhas há 30 anos, e que nunca foi resolvido. Salinger agarra-se a este mistério como se fosse uma tábua de salvação para o seu estado quase catatónico e começa a investigar por conta própria. Não é que ele tivesse esperanças de resolver um crime que ninguém conseguiu resolver em 30 anos - mas viu naquela história mal contada e em aberto um óptimo tema para um documentário e essa esperança foi tomando forma.

À medida que vai fazendo perguntas e visitando locais-chave, Salinger vê crescer uma animosidade à sua volta, como se estivesse a violar a vida de toda a gente. Como se fosse apenas um estranho, e não o marido de uma filha da terra e genro de uma figura importante por aquelas paragens. Conforme vai avançando, são mais e mais os obstáculos que enfrenta, o que o apavora, por si e pela família, mas que também lhe dá vontade de entrar no cerne da questão. E, como veio a verificar, naquele tema, uma vez que se entra, não há porta de saída.

Neste livro aconteceu-me algo que não me lembro de ter acontecido antes - o meio foi a minha parte preferida. O início custou mesmo a arrancar e estava prestes a abandonar o livro quando de repente se tornou interessante. A apresentação das personagens, a sua juventude, o que fazem na vida, o que as fez mudar para as montanhas, ocupou uma parte substancial da narrativa, um pouco exagerada na minha opinião. Não era preciso tanto.

Chegada ao sumo, adorei o modo como aquele homem atormentado se agarrou a uma ideia, a um enigma por resolver, para esquecer o negrume que se passava na sua mente, e como isso passou a ser a sua obsessão. Apesar de a família nunca lhe sair do pensamento, esqueceu as suas prioridades, arriscou a vida, em nome de um mistério que não era o seu. E esta foi a minha parte preferida.

Quanto ao desfecho, bem, há algumas voltas e reviravoltas interessantes mas também, na minha opinião, um tanto ou quanto exageradas. De qualquer forma é um thriller muito interessante que me conseguiu prender apesar do soluço inicial e que me despertou a curiosidade sobre o autor italiano.

A Substância do Mal
De: Luca D´Andrea
Ano: 2016
Editora: Suma de Letras
Páginas: 456

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook.

2 comentários:

  1. Já não me recordo de quando desisti de um livro, mas já sucedeu e estando a ler o "4,3,2,1" de Paul Auster, (vou na pág.200 das 900 do livro) não consigo entender como tantos disseram tão mal do livro.
    Registei a sua sugestão.
    Muito boa tarde!

    ResponderEliminar
  2. Odeio abandonar um livro - é o trabalho de corpo e coração de outra pessoa! Mas no ano transacto fi-lo por duas vezes. Juro que tentei...
    Sugestão também registada :) Obrigada!

    ResponderEliminar