Fortaleza Digital - Dan Brown

, , No Comments

Susan Fletcher está à frente do departamento de criptologia da NSA (National Security Agency) e num sábado recebe uma chamada devido a uma emergência no trabalho. Uma vez na NSA, o seu director, Strathmore, conta-lhe algo que sempre pensou ser impossível: o descodificador mais poderoso do mundo, que interpreta todas as comunicações digitais codificadas, mesmo as mais difíceis, em questão de segundos ou poucos minutos, encontrou um código que não consegue descodificar.

Strathmore conta-lhe ainda que sabe a origem deste código impossível: um brilhante ex-criptógrafo da NSA, que se interpôs contra a empresa defendendo o direito de todos à privacidade online, e portanto atacando aquele descodificador universal, arranjou aquela forma de se "vingar". Assim, criou aquele código impossível com o objectivo de vendê-lo à melhor oferta, ameaçando a capacidade da NSA de continuar a decifrar e a manter segredos sobre tudo e todos.

Para complicar tudo, esse ex-criptógrafo apareceu morto em Espanha nessa mesma manhã - antes de poder dar a chave para libertar o ficheiro e fazer desaparecer a ameaça. Strathmore conta com a ajuda de Susan para entrar na mente do falecido e dar a volta àquele código.

Isto é apenas o início dos inícios, e vou abster-me de contar mais desta história porque não iria conseguir parar - cada pequeno evento dá origem a centenas deles e não iria parar de enunciá-los para fazerem sentido.

Costuma dizer-se que ler Dan Brown é sempre a mesma coisa, e em nenhuma das vezes conseguimos pôr o livro de lado. Foi mais ou menos isso o que se passou comigo neste livro. Não lia Dan Brown desde a adolescência e é exactamente assim que me lembro da sua escrita - decorrendo a um ritmo vertiginoso, sem tempo para respirar, com reviravoltas atrás de cada página e com suspense até ao fim. Só que os voltefaces são tantos que uma pessoa já consegue imaginar o pior cenário possível logo à partida, e que, no meu caso, acabou por se verificar e eliminar o elemento surpresa.

A meu ver, há demasiados pormenores que tornam este livro inverosímil e outros tantos desnecessários que tornam os diálogos e as situações absurdas. A minha pontuação é positiva pelo talento do autor em manter o suspense - nisso poucos o batem. Dei por mim já desinteressada do assunto mas a querer saber na mesma o que se passa a seguir. É talvez o livro mais fraco que li do autor.

Fortaleza Digital
De: Dan Brown
Ano: 1998
Editora: 11x17
Páginas: 576

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário