O Messias Ariano - Mario Escobar

, , No Comments

A história começa bem - em 1914, três professores universitários em Espanha, aparentemente sem qualquer relação (nem nos estudos) mutilaram-se de diferentes formas e ficaram em estado catatónico. Hércules é o investigador que vai tentar descobrir a razão, e pede ao seu amigo polícia americano, Lincoln, que viaje até à Europa para se lhe juntar.

Os dois deparam-se com uma investigação difícil que os vai levar por diversos pontos da Europa, incluindo Lisboa. Num período que antecede o estalar da II Guerra Mundial, eles vão fazer de tudo para pôr as mãos num perigoso livro que augura o aparecimento de um messias ariano que irá mudar o mundo, sem retorno possível. E todos sabemos o que isso acabou por significar. Passou a ser também a perseguição por uma pessoa que, pese a inocência que ainda mantém, se vai tornar o cerne da questão e a chave para o futuro da Europa.

Com uma grande base de acontecimentos, nomes, e documentos reais, esta é uma aventura megalómana que na minha opinião peca por isso mesmo - é demasiado. Como é que duas pessoas que fazem inimigo atrás de inimigo, perseguidas por meio mundo, e que acabam por arrastar outras pessoas consigo, conseguem deslocar-se livremente por uma Europa mergulhada no caos, numa época em que mal haviam carros? E eles tanto estão em Madrid, como em Lisboa, como em Viena, com uma rapidez e uma facilidade que fariam inveja à TAP.

Tirando este "pormenor" que para mim tira algum crédito à narrativa, aprendi imenso sobre o período pré-guerra e apreciei o clima de suspense que o autor conseguiu manter até ao fim.

O Messias Ariano
De: Mario Escobar

Ano: 2009
Páginas: 414
Editora: Bertrand

A nossa pontuação: ★★★☆☆

0 comentários:

Enviar um comentário