O Lar da Senhora Peregrine Para Crianças Peculiares - Ransom Riggs

, , No Comments
Jacob tem 16 anos e cresceu a ouvir histórias mirabolantes do avô - tão mirabolantes que nunca acreditou totalmente nelas. O avô Portman contava coisas sobre a sua própria adolescência numa ilha distante habitada por crianças peculariares com talentos, no mínimo, diferentes. Tinha até fotografias antigas que o provavam, mas o neto achava que eram manipuladas e ninguém da família levava o senhor a sério.

Isto até ao dia em que a desgraça bateu à porta, e a morte levou o avô de Jacob de forma misteriosa e macabra. Jacob assistiu, com os seus próprios olhos, a algo que o avô o tinha alertado mas que ele nunca acreditou. As suas últimas palavras, sussurradas no momento da morte, fizeram com que o neto se sentisse culpado e a querer tirar os nabos da púcara em relação à história de vida do avô.

Completamente transtornado por aquilo que viu, Jacob viu os seus pais preocupados e a insistirem que consultasse um psiquiatra. Assim foi, e a conselho deste, viajou com o pai até à tal ilha distante que teria servido de casa ao avô. Tinha o objectivo de procurar aquele lar que o acolheu quando era jovem, e talvez encontrar alguma daquelas crianças peculiares, já crescida, que lhe lançasse algumas luzes sobre a vida do avô.

E assim se inicia uma aventura surreal, com muito de fantasia, mas também de suspense e mistério. É um livro para todas as idades, mas como não sou fã destas histórias de adolescentes aconselho a leitura aos mais novos. No entanto, admito que é uma leitura muito cativante para o género.

Uma das partes melhores do livro são as dezenas de fotografias vintage que o acompanham, de crianças com algum talento especial, ou de locais com estranhas características. Só quando cheguei ao fim do livro fiquei a saber que aquelas fotografias são mesmo reais, não manipuladas, o que alterou a minha percepção da narrativa.

Este livro deu origem a um filme, realizado por Tim Burton, em 2016, protagonizado por Eva Green. Nunca tive pachorra de ver porque a fantasia não é de todo o meu género, mas fiquei com uma certa vontade depois de ler o livro.

O Lar da Senhora Peregrine Para Crianças Peculiares
De:  Ransom Riggs
Ano: 2011
Editora: Bertrand
Páginas: 344

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário