Ele Está de Volta - Timur Vermes

, , No Comments
Adolf Hitler acorda em 2011, nas ruas de Berlim. Não sabe o que se passa - não está no seu bunker, não reconhece ninguém. Vê pessoas vestidas de modo estranho nas ruas com um aparelho encostado ao ouvido. Vê carros, mas mais pequenos e feios do que aquilo que está habituado. Os céus estão livres, não há ruínas, as ruas estão limpas. E, pior do que tudo, os turcos em todo o lado.

O que é feito dos soldados? Dos seus companheiros? Das trincheiras? De Eva Braun? Adolf sente-se completamente perdido, mas acaba por conhecer pessoas que o vão ajudar... Não é todos os dias que um homem igualzinho ao Hitler deambula pelas ruas no uniforme oficial do seu tempo. Tomam-no por um actor, e aí começa uma nova etapa da sua vida.

Com um discurso assertivo, com conhecimentos históricos inigualáveis, com um modo de ser autoritário e com os seus extremos ideais que todos conhecemos, o Sr. Hitler surpreendeu todos por ser igual... ao Hitler. E por mais que ele insistisse que era o próprio, só fez com que o levassem mais a sério como actor.

Este é um livro que gerou muita polémica, porque já se sabe que "há coisas com que não se brinca". Mas a sátira existe há demasiado tempo para estarmos agora com mariquices. E esta é uma sátira excelente, com um humor negro fantástico, extremamente divertida. Da minha parte só peca por algumas descrições políticas mais longas do que o desejado - de resto, é uma história fabulosa que me arrancou algumas gargalhadas.

É ao mesmo tempo uma forte crítica - ao jornalismo, aos alemães que permitiram que o nazismo proliferasse, à sociedade de consumo, à vida moderna - é uma ode ao entretenimento para ler com a mente aberta. Ah, e faz parte do Plano Nacional de Leitura (muito bem!).

Ele Está de Volta
De: Timur Vermes
Ano: 2012
Editora: Lua de Papel
Páginas: 304

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.


0 comentários:

Enviar um comentário