Kafka à Beira-Mar - Haruki Murakami

, , No Comments
Há muito, muito tempo atrás, no Japão, por altura da guerra, um grupo de crianças que apanhava cogumelos na montanha perdeu os sentidos. Todas as crianças caíram prostradas perante o pânico da professora. Todas acabaram por vir a si passado algum tempo, menos um rapaz, Tanaka. Depois de um grande período em coma, Tanaka acabou por acordar do transe sem qualquer memória. Tinha desaprendido até de ler. Não sabia quem era. E nunca mais foi o mesmo, ficando com dificuldades de aprendizagem para o resto da vida, mas passou a conseguir falar com gatos...

Nos dias de hoje, um jovem de 15 anos foge de casa e de uma vida familiar confusa e exasperante. Sem rumo definido, quis o destino que Kafka encontrasse um local mágico que teve o condão de conseguir fazer com que se sentisse em casa. No entanto, não foi uma jornada curta nem pacífica, mas permitiu dar-lhe um rumo e conhecer as pessoas mais importantes da sua vida.

Estas histórias são-nos contadas em paralelo com muitas mais, todas confluindo para vários pontos em comum que formam uma história principal de uma beleza extraordinária, repleta de significados em todo o lado. Com uma espiritualidade palpável tornada completamente credível pela mão de Murakami, este livro desperta um outro lado de nós com as profundas ligações à alma, à natureza, aos animais e à musica que caracterizam o autor.

É um livro cheio de coincidências que nos fazem pensar, metáforas que nos fazem questionar, factos que aprendemos, diálogos fantásticos, situações surreais, num grande e viciante volume que acaba por parecer curto. Murakami está na linha da frente dos meus autores favoritos.

"Que viva como se estivesse já morto: não terá mais nada a temer"

Kafka à Beira-Mar
De: Haruki Murakami
Ano: 2002
Editora: BIS
Páginas: 592

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário