Ouve a Canção do Vento & Flíper, 1973 - Haruki Murakami

, , No Comments

Este livro é a junção de duas histórias escritas no início da carreira de Haruki Murakami. No prefácio, o autor explica como começou a escrever, todas as noites sentado à mesa da cozinha depois dos dias de trabalho no seu clube de jazz. Conta como as ideias lhe iam surgindo e como se sentia inseguro e sem falta de esperança quando enviou a primeira, "Ouve a Canção do Vento", para um concurso que acabou por ganhar. Foi esse o sinal que o fez continuar e tornar-se um dos escritores mais admirados da actualidade.

O autor recusa-se a chamar de "livro" a estas histórias - declara-as novelas. E acho que tem razão. Falta-lhes um peso e uma direcção assertivas. Falam do dia-a-dia de dois jovens, o narrador e o seu amigo Rato. Cada uma das tramas passa-se num tempo diferente, e podemos ver as diferenças nas personagens, que numa primeira fase estão mais perdidas e indecisas, e depois mais maduras, pensativas e sofredoras. Pelas narrativas passam personagens muito peculiares, como as gémeas que invadem a vida do narrador e que perpetuam um trio amoroso, ou a estranha rapariga com quatro dedos numa mão e que trabalha numa loja de discos. Há também o dono do bar onde os amigos costumam parar, Jay, que é como um pilar, uma rocha que dá estrutura à história.

Achei mais interessante conhecer a história do autor do que propriamente as novelas. Falta-lhes um fio condutor forte, uma narrativa que prenda, acções que façam sentido. Parecem um mero narrar das vidas dos dois amigos, sem que nada assim de tão inesperado ou estranho aconteça. É certo que há elementos muitíssimo bons, e é o nascer das características que fazem de Haruki Murakami um autor deveras respeitado, mas ainda é demasiado embrionário para considerar uma obra com algum peso.

Aliás, conforme o autor deixou expresso, a publicação recente destas duas histórias foi mais por pressão do que por outra coisa. Talvez por insistência dos fãs acérrimos, ou falta do que fazer do agente, quem sabe.

Ouve a Canção do Vento & Flíper, 1973
De: Haruki Murakami
Editora: Casa das Letras
Ano: 1978
Páginas: 336

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook

0 comentários:

Enviar um comentário