Os Monólogos da Vagina - Eve Ensler

, , No Comments
Este livro tem duas vertentes - uma mais leviana e uma bem mais séria. A primeira está mais ligada ao uso da palavra "vagina" e suas semelhantes, significados e calão. Dá para soltar umas gargalhadas com as histórias de vergonha, ou da falta dela, ligadas à parte mais secreta da mulher.

Já a parte séria é um abre-olhos gigante, com relatos chocantes sobre mulheres que sofreram maus tratos e todos os tipos de violência - mutilações genitais, violações, violência e abusos de toda a ordem. São histórias reais contadas por mulheres reais, embora pareçam ter saído de um filme. São relatos que nos atingem, esmagam e sentimos imediatamente que temos de fazer algo para mudar o mundo.

O livro é uma peça que foi interpretada pela autora durante muitos anos e tornou-se um sucesso mundial, tanto que actrizes como Meryl Streep ou Jane Fonda já deram voz a estes monólogos e Portugal também já os viu interpretados. Para os escrever, a autora entrevistou centenas de mulheres de todas as idades e proveniências. Graças a esta exposição e a este sucesso mundiais, deu-se origem a um movimento, o V-Day, que visa angariar fundos para ajudar mulheres pelo mundo inteiro. E hoje, passados quase 20 anos, continua a ser um movimento muito relevante na causa.

Não é um livro complexo ou profundo. Não tem grande mestria, figuras de estilo ou uma linguagem exemplar. Lê-se muito rápido (fi-lo em pouco mais de uma hora) e é mais uma mensagem, uma passagem de conhecimento e um choque eléctrico que nos desperta do que outra coisa. Vale por isso, e já é muito.

Os Monólogos da Vagina
De: Eve Ensler
Ano: 1996
Editora: Publicações Europa-América
Páginas: 192

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário