RIP Elie Wiesel - Uma voz contra a opressão

, , 4 comments
Elie Wiesel, que já referimos aqui, Prémio Nobel da Paz, deu voz aos seus traumas, transformando a dor em educação e a lembrança em lição.

Prisioneiro dos campos de concentração, sobrevivente de um massacre inexplicável (como o são todos!) transformou a sua voz numa mensagem que levou aos cantos do mundo : nunca mais.

Obrigada Elie. Por mostrares ao mundo que podemos escolher ser vítimas do nosso passado, perdidos na escuridão dos medos e fantasmas; ou heróis a lutar por um futuro melhor, levando a luz da esperança a quem mais precisa dela.

Saibam um pouco mais sobre a sua vida e obra em Publico.pt.

4 comentários:

  1. Eis uma daquelas figuras que sempre admirei. Li um livro dele ainda adolescente (da biblioteca de Algés) e abalou-me!
    "Nunca mais" mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será sem dúvida um autor eternamente admirável. Obrigada pelo comentário :)

      Eliminar
  2. A sua humanidade e bondade perante a vida e o ser humano, defendendo sempre o direito à dignidade, após ter conhecido o Horror do Holocausto, leva-me a dizer que nunca deveremos esquecer este extraordinário homem chamado Elie Wiesel.
    PS - A semana passada em Paris passei por um local perto da Bastilha onde estava assinalado que ali foram reunidas centenas de crianças judias que depois foram enviadas para os campos de concentração e senti uma dor profunda no meu interior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser, realmente, um sentimento que transtorna a alma, saber que no mesmo sítio onde passamos agora livres (tão livres como podemos ser e talvez não tanto como pensamos), outros esperavam a morte. Obrigada pelo comentário!

      Eliminar