Sonho Febril - George R. R. Martin

, , No Comments

Corre o ano de 1857 e a moral do capitão Abner Marsh já viu melhores dias. Homem do rio, com um grande amor por este, é dono de uma empresa de barcos a vapor mas devido a vários azares viu a sua frota reduzida a apenas um pequeno barco. Um dia, é abordado por um aristocrata abastado, Joshua York, disposto a ser seu sócio e financiar a construção do maior e mais belo barco que as águas já viram.

O capitão fica dividido - por um lado, aquela é a oportunidade de se reerguer e de ser o orgulhoso co-proprietário do melhor barco do Mississipi, que é um sonho tornado realidade; por outro, aquela oferta generosa terá decerto água no bico. Joshua York pede apenas em troca que sejam facultados camarotes para alguns amigos que subirão a bordo durante as viagens e que Abner não faça perguntas sobre os seus hábitos estranhos.

A exigência não pareceu descabida ao capitão, e o acordo é selado. Depois de construído, o barco é baptizado de Fevre Dream e começa então o transporte de mercadorias e de passageiros, tornando-se um grande orgulho para o respeitado capitão, que agora tem um barco à altura da sua reputação e profissionalismo.

No entanto, a estranheza do seu sócio começa a tornar-se incómoda. Apesar de lhe ter sido pedido para não fazer perguntas, os hábitos de Joshua York começam a levantar questões entre toda a tripulação. Ele nunca sai do seu camarote durante o dia, e por vezes ficam semanas à espera que ele regresse das suas incursões nocturnas pelas cidades, deixando os passageiros nervosos com a demora com a retoma da marcha. Para além disso, os "amigos" que vai trazendo para o barco são estranhos e numa das suas aventuras nocturnas reaparece manchado de sangue.

Marsh vê-se obrigado a confrontar o seu sócio e é apresentado a uma realidade sinistra e a um problema muito maior do que à primeira vista poderia parecer. A sede vermelha existe, o povo da noite anda pelo mundo desde há séculos alimentando-se do sangue e da beleza humanos.

Nunca tinha lido nada do George R. R. Martin para além da saga Game of Thrones e ficou-me provado que o autor é muito mais do que a cara por trás de Westeros. Este Sonho Febril é dos melhores thrillers / suspenses que já li. É sério, algo assustador, surpreendente, com a estrutura certa. Tal como esperado quando se conhece o autor, as personagens são imensas mas nem por um momento ficamos confusos. Tem acção, corridas, lutas, mortes, segredos, e apesar de ter o sobrenatural como tema nem por um momento duvidamos da veracidade do que lemos - é preciso muito talento para um autor conseguir isso.

É daquelas leituras que não conseguimos parar e aproveitamos todos os momentos para ler mais um pouco. Um drama histórico que explora a figura mitológica do vampiro com uma abordagem original. Recomendado.

Sonho Febril
De: George R. R. Martin
Ano: 2004
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 400

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário