Um Homem Chamado Ove - Fredrik Backman

, , No Comments
Ove é um homem rabugento e de parcas palavras. Um homem à moda antiga, que gosta mais de meter a mão na massa para arranjar um carro ou um electrodoméstico do que cumprimentar o vizinho do lado. Até é capaz de meter a cabeça dentro do motor para não ter de lhe falar.

Diz que já o chamaram de anti-social mas ele não quer saber de rótulos. É uma pessoa simples que acha que os homens se medem por aquilo que são capazes de construir com as próprias mãos e odeia tudo o que a modernidade representa - os jovens que só ligam aos estranhos aparelhos e que nem são capazes de mudar a corrente de uma bicicleta; as pessoas que compram tudo feito ou que pagam para lhes fazerem tudo (até uma coisa tão simples como montar um móvel!); as aventesmas que compram banheiras americanas com mudanças automáticas (como se isso fosse conduzir!).

É daquele tipo de pessoa que é capaz de escrever centenas de cartas à Câmara para impedir que alguém do bairro coloque janelas novas que sejam diferentes das restantes moradias e que nunca mais mete os pés no café por uma vez se terem enganado no troco, nos idos anos 90. É irascível, mas como devem imaginar, é super cómico.

Por trás da rabujice, do cenho constantemente cerrado, dos maus modos com que trata toda a gente e da aparente falta de sensibilidade, Ove encerra uma história comovente. Esta começa quando percebemos que a sua mulher morreu, e vamos encontrando capítulos que recuam no tempo e nos explicam como foi construído o carácter deste homem, que hoje é quase como um bloco de cimento.

A história vai funcionando assim, mostrando-nos fragmentos do passado enquanto a narrativa presente se desenvolve e nos apresenta as pessoas que fazem parte da sua vida e que vão ganhando o seu respeito e amizade. E assim, este homem que planeava tirar a sua própria vida por já não lhe ver um propósito prático, vê-se rodeado de pessoas (e de um gato) que ainda precisam dele, apreciam o seu talento e que o valorizam mais do que ele alguma vez poderia imaginar.

Este livro foi uma surpresa excelente. Pôs-me a rir a bandeiras despregadas mas também me fez soltar uma lagriminha. De uma forma bastante simples - que é essencial, pois todos conhecemos um Ove e assim conseguimos colocá-lo na nossa realidade - mostra o impacto que podemos ter na vida dos outros, mesmo nas coisas mais singelas. É leve, encantador, cómico - uma leitura perfeita para desanuviar de coisas mais pesadads. Mal posso esperar por ter outros trabalhos do autor sueco.

O livro deu origem a um filme com o mesmo nome, em 2015, que foi nomeado para Melhor Filme Estrangeiro. Desconhecia, mas agora que li o livro está no topo das minhas prioridades. Recomendadíssimo.

Um Homem Chamado Ove
De: Fredrik Backman
Ano: 2014
Editora: Editorial Presença
Páginas: 312

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário